9/1/2009 - São Roque - SP

Projeto trabalha a fraternidade em escolas da rede municipal

Com o objetivo de resgatar as relações humanas, aplicar a fraternidade como prática pedagógica e contribuir para a transformação do quadro de violência constatado no cotidiano escolar, mais de 90 profissionais e 700 alunos da rede municipal de ensino estão envolvidos no projeto “Dado do Amor” , praticado em seis escolas. O trabalho será ampliado neste ano por outros professores com apoio do Departamento de Educação da Prefeitura de São Roque. Em 2008 as escolas de período integral de São João Novo, Pavão e Carmo e as EMEfs do Goiana, Canguera e Santo Antonio desenvolveram o projeto.

O trabalho vem sendo desenvolvido em várias partes do mundo e foi criado há 10 anos por Chiara Lubich, a fundadora do Movimento dos Focolares (movimento eclesial). Teve inicio em São Roque no mesmo ano de sua fundação, na Escola do Bairro do Carmo e desde 2003 o professor Amauri Cardoso dá continuidade ao projeto em outras unidades levando aos alunos os significados de fraternidade e cooperação. “Quando eu fui trabalhar em Canguera, em 2003, levei para meus alunos essa idéia e procurei praticar por primeiro, sendo coerente com as coisas que eu falava para eles. A palavra de ordem é sempre cooperar”, conta o professor.

O Dado do Amor possui seis frases em cada face, que expressam diferentes maneiras de amar e respeitar o próximo, são elas: amar por primeiro, amar a todos, amar o inimigo, viver o amor recíproco, ver Jesus no outro e fazer-se um. Em sala de aula, uma vez por semana, os alunos jogam o dado do amor, aprendem o significado de cada frase e seus aplicativos. Assistem vídeos, nos quais os personagens elevam o amor e a fraternidade. Aprendem as canções do projeto, fazem visitas às famílias carentes em seu bairro, socializam entre si, e fazem cartões com mensagens referindo-se as frases do dado para levar aos seus familiares, como uma maneira de envolvê-los no projeto.

Expansão
No último ano, um Curso de Capacitação foi realizado para 62 professores e aplicado em quatro escolas de Período Integral, envolvendo 750 adolescentes. “Hoje, somos mais de 90 profissionais envolvidos nesse projeto e entendemos que os inspetores de alunos pais, professores, coordenadores e diretores de escola precisam se capacitar nesse novo modo de se relacionar, para que todos da comunidade escolar estejam na mesma dimensão de vida, de fraternidade”, explica Cardoso.

Resultados
Ao longo de seu desenvolvimento, o projeto contribuiu para a transformação do quadro de violência constatado entre os alunos, propondo por meio de oficinas, o resgate das relações interpessoais na escola e das relações humanas, a socialização e a integração da família. “Percebemos uma significativa melhora de conduta e rendimento escolar de nossos adolescentes e jovens alunos”, comemora o professor.

Os amigos e alunos da 5º série da EMEF Euclides de Oliveira, em Canguera, Johnny Wilson e André Fellipe já comemoram as boas mudanças em seus cotidianos. “Tenho um temperamento impulsivo e antes de participar do projeto, não conseguia ficar parado durante as aulas, nem fazia minhas lições direito. Só pensava em mim, hoje respeito mais as pessoas e com certeza mudei para melhor minha vida na escola e em casa”, conta Wilson. Seu amigo André também diz que seu rendimento melhorou bastante. “Aprendemos muitas coisas importantes como ajudar, perdoar e isto melhora a nossa rotina, a convivência com as pessoas. Às vezes nem me dou conta das mudanças que tive na minha conduta, em relação ao que eu era”, completa o jovem.

Os resultados obtidos com esse Projeto na rede de ensino municipal de São Roque chegaram ao conhecimento do Departamento de Educação de Cotia e desde 2007 o município também oficializou sua implantação nas escolas municipais. “Em Jundiaí e Osasco também estão desenvolvendo o projeto e os resultados estão sendo surpreendentes” finaliza Cardoso.

Fonte: Prefeitura de São Roque