12/5/2009 - São Roque - SP

Rodrigo Nunes pede cooperativas de aquaponia

da Redação

O vereador Rodrigo Nunes (PSDB) visitou na última semana alguns produtores rurais a fim de conhecer a atividade, as técnicas utilizadas e também as necessidades enfrentadas pelo setor.

Nestas visitas, Rodrigo teve a oportunidade de conhecer a produção orgânica e hidropônica, um dos carros chefes da economia local, e ainda o sistema de aquaponia, desenvolvido por diversos produtores da cidade.

A tecnologia permite que em um espaço de apenas 9m² se produza 500 tilápias e cerca de 60 pés de verduras. O princípio é parecido com o da hidroponia, com a diferença de que não é usado nenhum produto químico na água. Os resíduos do peixe viram nutrientes para as plantas.

Encantado com a técnica, que tem se desenvolvido em São Roque, Rodrigo Nunes encaminhou uma indicação ao prefeito Efaneu Nolasco Godinho (PSDB) e ao diretor de Agricultura, solicitando o desenvolvimento de programas de valorização e estímulo ao produtor rural do município e no outro pedindo a criação de cooperativas utilizando o sistema, a fim de gerar empregos e renda no município.

Com um baixo investimento conseguimos gerar uma atividade lucrativa à comunidade e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente e da saúde das pessoas que irão consumir produtos livres de qualquer agrotóxico”, justifica Rodrigo.

 

jornalismo@guiasaoroque.com.br

Redação: Merlot Comunicação / Guia São Roque