15/12/2021 - São Roque - SP

São Roque apresenta vinho agroecológico desenvolvido em projeto de agroecologia

 
 
Projeto é fruto de uma parceria entre prefeitura, Instituto Federal, APTA e SINDUSVINHO
 
São Roque apresentou nesta segunda-feira, 13 de dezembro, os primeiros vinhos agroecológicos desenvolvidos num projeto de fomento da agroecologia na cidade. As bebidas são o resultado do projeto entre a Prefeitura Municipal, o Instituto Federal (Campus São Roque), a APTA e o Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO), que teve início em 2018. 
 
A ação busca fomentar a retomada da cultura histórica de São Roque na produção de sucos e vinhos através de uvas cultivadas localmente, além de incentivar a reconstrução da paisagem rural, com os vinhedos que os moradores da cidade e os turistas tanto apreciam. "Este é um momento histórico para São Roque, que hoje inicia um novo ciclo na sua linda trajetória como 'A Terra do Vinho'. Um projeto possível graças à colaboração de várias frentes e com o apoio do Sindusvinho, do Instituto Federal e a APTA, vamos incentivar e investir nesta tecnologia, para que todos possam ter acesso a ela", afirmou o Prefeito Guto Issa.
 
 
O evento de apresentação das bebidas ocorreu na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica (UPD AE) de São Roque e contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki e o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges. Durante a cerimônia os presentes também puderam provar as novas bebidas, feitas com as uvas cultivadas na própria UPD, onde se localiza o vinhedo do projeto.  
 
As uvas escolhidas para os estudos e pesquisas e desenvolvimento da bebida São Roque Agroecológico foram a Bordô, Isabel Precoce e IAC Ribas e o resultado final desta primeira safra foram 150 garrafas entre vinhos Bordô e IAC Ribas. 
 
A expectativa é de que a próxima safra consiga gerar uma maior quantidade de frutas, resultando numa produção mais robusta de vinhos. Futuramente, o projeto contará com um viveiro de mudas adaptadas para o sistema agroecológico, que será gerido pelos parceiros e conquistará recursos para a continuidade dos experimentos, auxiliando seus produtores locais e ajudando São Roque na produção destas bebidas tão apreciadas em nossa região e no Brasil.
 
"Com o passar do tempo, perdemos a cultura de plantar as videiras em grande escala. Este projeto busca mudar este quadro, auxiliando os produtores locais a encontrarem as melhores variedades para o cultivo agroecológico", afirmo
 
Fotos: Evander Portilho