17/12/2007 - São Roque - SP

São Roque ganha museu de artes Darcy Penteado

A cidade de São Roque recebeu no último fim de semana, no Centro Educacional e Cultural Brasital, o primeiro museu dedicado às artes da região e que homenageia o artista plástico são-roquense Darcy Penteado.

A abertura oficial do espaço cultural aconteceu em uma cerimônia na noite de sábado, dia 8, com o descerramento da placa pelo prefeito Efaneu Nolasco Godinho, o vice Antonio Carlos Pereira Rios juntamente com familiares do artista, convidados e a chefe de divisão de Cultura, Fernanda Rulli. A inauguração foi marcada também com apresentações musicais de Edson D’aisa, do grupo Instrumental Brasital coordenado pelo professor Alexandre Piccirilo, do Coral Juvenil, além da mostra de um vídeo sobre a trajetória profissional de Darcy Penteado e coquetel.

Museu
Com uma decoração especial, o museu traz centenas de obras, além de uma memória documental de Darcy Penteado. O local possui um arquivo pessoal de tudo que o artista fazia, quadros, retratos, livros e roteiros de peças teatrais que escrevia, além de recortes de jornais e revista que colecionava que destacavam o seu trabalho. “É muito gratificante ver esse projeto concluído e poder mostrar o trabalho riquíssimo do grande artista que foi Darcy Penteado e, que, agora, as pessoas também terão a oportunidade de ver e conhecer os detalhes”, comentou entusiasmada, Fernanda Rulli.

A família Penteado de Campos agradeceu a Prefeitura de São Roque por meio da divisão de Cultura pela iniciativa, pelo empenho e a justa homenagem nos 20 anos da morte de Darcy Penteado. “O sonho de Darcy era usar a sua arte e a sua influência como um instrumento para trazer prosperidade à cidade em que nasceu. O primeiro passo foi dado!”, ponderou emocionado o sobrinho de Darcy, Paulo Eduardo de Campos.

Para o prefeito Efaneu esse novo espaço cultural, além de prestar uma justa homenagem à Darcy Penteado, foi idealizado para enriquecer ainda mais cultura do município oferecendo assim oportunidade para destacar trabalhos de outros artistas da cidade. “É com entusiasmo e com a credibilidade de todos que iremos alcançar muito mais benefícios para a nossa São Roque, uma cidade com qualidade de vida, esse é o nosso desejo”, enfatiza.

Expediente
A divisão de Cultura comunica que o museu de artes já está em funcionamento e que a visita ao local pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados das 10h às 15h. O visitante ainda poderá conferir os detalhes das obras de Darcy Penteado acompanhado de um monitor.

Biografia
Darcy Penteado nasceu em São Roque no de ano 1926. Autodidata, iniciou-se artisticamente em publicidade em 1944 e em artes plásticas em 1949. A partir de 1955, começou a executar retratos, tornando-se nesse gênero artista bastante conhecido, inclusive na Europa. Viveu entre 1963 e 1968 na França e na Itália, onde, se manteve graças aos portraits retratando personalidades do mundo artístico. No Brasil realizou mais de mil retratos, notadamente de mulheres da sociedade. Em 1973 fez suas primeiras experiências com cor (antes só trabalhava com branco e preto). Neste mesmo ano participou da XII Bienal com um áudio-visual que propunha uma tese em termos estéticos contra a violência e a intolerância. Sua última participação em exposição aconteceu em novembro de 1986, na galeria André, em São Paulo.

Fonte: Prefeitura de São Roque