24/6/2008 - São Roque - SP

São Roque lança programa de coleta seletiva

Com o objetivo de consolidar a política municipal de desenvolvimento sustentável, na próxima semana a prefeitura de São Roque lançará oficialmente o Programa de Coletiva Seletiva de resíduos Sólidos e Orgânicos. Os últimos detalhes do lançamento foram discutidos na última quinta-feira, dia 12, em uma reunião na Brasital com representantes do Departamento do Bem-Estar Social, Departamento de Educação, Câmara Municipal, Programa de Jovens, Divisão de Alimentação Escolar e de escolas da rede municipal de ensino.

O Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e Orgânicos que pretende ser desenvolvido dentro de São Roque e que visa à sensibilização, conscientização e ação da população para separar os materiais recicláveis e sua limpeza adequada, mostrando a importância da reciclagem para o meio ambiente, com a redução do volume de lixo para disposição final em aterros e incineradores. Além deste benefício, propiciará para os integrantes da Cooperativa “Cooper-Sol”, geração de renda e inclusão social. “Nesta reunião definimos o papel de cada parceiro e as estratégias a serem utilizadas para que o programa tenha sucesso”, salienta os coordenadores do programa, Wilson de Moraes Rosa Filho e Ana Maria Caldevilla, chefe da divisão de Assistência Social.

O programa é um trabalho em parceria entre os Departamentos do Bem Estar Social e Educação, Programa de Jovens, Câmara Municipal, Cooperativa de Catadores Cooper-Sol, empresas locais e também com outros municípios.

A ação prevê Posto de Entrega Voluntária (PEVs) em alguns postos de gasolina que serão lugares estratégicos onde a população poderá colocar o material reciclável em containers. “Um planejamento de trabalho foi realizado e, agora, estamos desenvolvendo cartilhas que serão distribuídas a população para que tomem conhecimento do programa”, comenta Caldevilla. “A expectativa é que todos colaborem com o nosso município através da separação do material reciclável para que futuramente reduza a produção de lixo”, acrescenta.

Segundo os coordenadores, a iniciativa trará grandes benefícios como, geração de renda, inclusão social e, principalmente, a conscientização ecológica. “Os benefícios serão grandes, pois a geração de empregos, através da coleta e triagem de resíduos sólidos, deverá tirar das ruas as pessoas que vivem catando esses resíduos. A coleta seletiva deverá deixar a cidade com um aspecto mais bonito e organizado tornando-a mais agradável para os turistas, além da melhoria da qualidade de vida de toda população”, enfatizam.

A diretora de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes ressalta a importância desse programa. “A coleta seletiva é um processo em construção em nosso município. É preciso que cada vez mais os munícipes sejam conscientizados e venham a contribuir para o seu crescimento e bom desenvolvimento. É preciso reconhecer que as condições atuais do nosso planeta exigem atitudes e, que, nosso município é um local privilegiado pela natureza. Sendo assim, se queremos continuar a ter uma boa qualidade de vida, devemos ajudar a cuidar do nosso município”, destaca.

Coleta
Containers serão instalados em locais estratégicos nos bairros e centro do município para que os resíduos sólidos sejam depositados e, posteriormente, coletados pela Cooperativa Cooper-Sol. Já os resíduos de óleo vegetal, já utilizado, deverão ser depositados em containers adequados que serão colocados em 22 escolas municipais da cidade e a coleta será feitas por uma empresa especializada e que encaminhará para a reciclagem.

Posto de Entrega Voluntária (PEVs)
Auto Posto de Castro (Texaco) - Avenida Brasil, nº 345
Auto Posto Alaska Ltda - Rodovia Raposo Tavares s/n - Km 57
Auto Posto Rodovia Murari, Castro e Cia Ltda - Avenida João Pessoa, nº 425
Auto Posto Avenida (Ipiranga) - Avenida Antonino Dias Bastos, nº 1048
Posto Aracaí Ale -Avenida João Pessoa, nº 274
Auto Posto São Bartolomeu II Ltda (BR) - Rua José Silveira Mello, nº 940

Fonte: Prefeitura de São Roque