12/2/2008 - São Roque - SP

São Roque participa de projeto para aumentar produção de vinho

Produtores de uvas e vinhos de São Roque, na região de Sorocaba, participarão do projeto da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento destinado a revitalizar a cadeia vitivinícola paulista. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 11, pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), que vai coordenar o programa. O objetivo é colocar São Paulo entre os maiores centros produtores do Brasil.

A iniciativa é da prefeitura de São Roque, em parceria com o Sindicato da Indústria do Vinho do município, Secretaria de Agricultura do Estado e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Outros municípios contemplados são Jundiaí, Jarinu e São Miguel Arcanjo. A principal característica do projeto, desde início, tem sido envolver os diversos agentes da cadeia produtiva em busca de estratégias coletivas.

O projeto é financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado) e desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e Instituto Agronômico de Campinas (IAC), todos ligados à Secretaria, além de membros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte: Bom Dia Sorocaba