26/3/2009 - São Roque - SP

São Roque passa a ter mais dois roteiros turísticos

A Câmara Municipal de São Roque aprovou por unanimidade na sessão desta semana, dois projetos de lei de autoria do Executivo para criação oficial dos roteiros turísticos da Raposo Tavares e da Rota Taxaquara. As leis que devem ser sancionadas pelo prefeito na próxima semana, fazem parte da estratégia instituir regiões turísticas dentro do município como recomenda o Ministério do Turismo.

O roteiro Raposo Tavares compreende o trecho da estrada que vai desde quilômetro 46 na região da praça de pedágio até o quilômetro 59 no Taboão e terá como atrações turísticas os bares e restaurantes, as pousadas, os estabelecimentos de lazer como pesqueiros e sítios “Day use”, o casarão histórico do bairro do Carmo, o museu de cera instalado no hotel Alpino e o Centro Comercial do bairro Taboão. De acordo com a Divisão de Turismo, 40 dos 50 empresários que estão na área do roteiro já aderiram à proposta e aceitaram realizar ações conjuntas que serão promovidas pela Divisão de Turismo, Sebrae, Associação Comercial e pelo grupo de trabalho do Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR). “Este será o roteiro mais amplo da cidade pois abrangerá diversas regiões como o Caetê, bairro do Carmo, Mailasque, Alto da Serra e Taboão”, comenta Sandro Cobello, chefe da Divisão de Turismo.

A Rota Taxaquara nasceu da mobilização de um grupo composto por oito empresários que possuem empreendimentos na Vila Darcy Penteado e no bairro Pinheirinho e com o apoio da prefeitura desenvolverá os segmentos hoteleiros e gastronômicos já instalados no local. Os empresários que farão a gestão da Rota Taxaquara também planejam ações para desenvolver o turismo histórico e ambiental no Sitio Santo Antonio e na Mata da Câmara.

Três roteiros
Com a aprovação dos Roteiros da Raposo e Taxaquara a cidade passa a contar com três roteiros turísticos. O Roteiro do Vinho, aprovado em agosto de 2007, foi a primeira experiência do município. Cobello adianta que estratégia de dividir a cidade em regiões turísticas contará com a criação de mais dois roteiros. Um para o centro, que inclusive já começou a ser discutido e um para a estrada turística do Saboó. “Trabalhando dessa maneira fortaleceremos a vocação turística de cada região, atenderemos às orientações do Ministério do Turismo e, consequentemente, ampliaremos as possibilidades de captação de recursos para estes roteiros”, finaliza o chefe da Divisão de Turismo.

Fonte: Prefeitura de São Roque