17/3/2009 - São Roque - SP

São Roque sedia encontro sobre regionalização turística

Secretários e técnicos de Turismo de 27 das 76 cidades que compõem a macrorregião turística Cuesta Alto Paranapanema, estiveram reunidos em São Roque para debater o processo de regionalização do setor no Estado de São Paulo. O encontro, realizado na tarde de quarta-feira, dia 12, no restaurante Vale do Vinho em Canguera, contou ainda com a presença de professores do curso de Turismo do Centro Paula Souza, e da professora Beatriz Stigliano coordenadora do curso de turismo da Universidade Federal de São Carlos, instituição credenciada pelo estado para acompanhar o desenvolvimento turístico na região.

A pauta da reunião incluiu assuntos como a reorganização da macrorregião atual e o agrupamento de um número menor de municípios em outras regiões. A proposta inicial de desmembrar a região foi rejeitada pelos participantes que decidiram criar subdivisões da Cuesta Alto Paranapanema. “Esta configuração permitirá o fortalecimento da macrorregião e estaremos atendendo a uma orientação do Ministério do Turismo que recomenda que as regiões turísticas tenham um número limitado de municípios”, explica Sandro Cobello, chefe da Divisão de Turismo de São Roque e organizador do encontro.

A partir de agora, a macrorregião turística passará a contar com três subdivisões: Cuesta Alto Paranapanema, quem engloba os municípios da região de Botucatu, Itupararanga Sorocabana com municípios da região de Sorocaba e uma terceira que reunirá cidades da Itapeva, mas que ainda não recebeu nomenclatura. Outra novidade, discutida e aprovada pelos representantes dos municípios presentes foi a mudança de nome da macrorregião, que deixa de ser Cuesta Alto de Paranapanema e passa a se chamar Sudoeste Paulista. A mudança atende a reivindicação de vários municípios que queriam um nome que represente todas as cidades da macrorregião.

A reunião também faz parte da segunda etapa do seminário de regionalização. A primeira etapa foi realizada em novembro de 2008 em Itupeva, que teve como finalidade de sensibilizar os municípios para participarem do evento “Roteiros do Brasil” que acontecerá de 1 a 5 de junho no Anhembi, em São Paulo.

Fonte: Prefeitura de São Roque