11/1/2018 - São Roque - SP

São Roque sobe 304 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul

da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Roque

São Roque subiu 304 posições no ranking 2017 do Programa VerdeAzul, passando da 588ª colocação em 2016, para a 284ª colocação entre os municípios paulistas em 2017, com nota 27,21.

Para se ter uma ideia a nota alcançada por São Roque em 2016 foi de -0,79.

É importante destacar o trabalho realizado pela divisão de Meio Ambiente para que a cidade de São Roque subisse 304 posições no ranking, pois foram desenvolvidos projetos e ações que atendiam as exigências das 10 diretivas que compõem a nota e classificação final.

Os critérios avaliados no Programa são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Conselho Ambiental, Uso do Solo, Estrutura e Educação Ambiental e Arborização Urbana. Nenhum desses quesitos podem ser zerados nestas 10 diretivas.

O anúncio do ranking foi feito na quarta-feira, 13/12/2017 pelo vice-governador Márcio França. A divulgação foi feita durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). 48 municípios conseguiram atingir nota superior a 80 pontos e receberam um certificado que reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do FECOP

O vice-governador destacou que São Paulo é um Estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia são renováveis. A gente tem quase 20% do nosso território, mesmo sendo um território pequeno perto de alguns estados brasileiros, temos quase 20% de mata nativa do nosso Estado. E, somos um dos estados mais desenvolvidos do mundo”, disse Márcio França.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

O Programa Município VerdeAzul completa 10 anos de existência e se tornou referência para a Comunidade Europeia.

Confira abaixo a classificação de São Roque no ranking nos últimos anos:

2016 – 588ª

2015 – 595ª

2014 – 391ª

2013 – 332ª

2012 – 292ª

2011 – 386ª

O Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.