23/7/2009 - São Roque - SP

São Roque tem hoje sete pessoas com sintomas da nova gripe

da Redação

 

 O Serviço de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde de São Roque monitora sete casos de pessoas que apresentaram, nos últimos sete dias, com “doença respiratória aguda com duração máxima de cinco dias acompanhada de tosse ou dor de garganta”, sintomas da gripe suína.

 No mesmo período outras três pessoas tiveram alta após sete dias de monitoramento pela Vigilância Epidemiológica.

 Até o momento São Roque teve apenas um caso confirmado de gripe H1N1, no começo de julho, de uma criança que veio da Argentina. Ela e a família passaram por uma quarentena e estão bem, vivendo normalmente. 

Pelo protocolo do Ministério da Saúde, as pessoas com sintomas leves de gripe devem buscar seu médico ou um posto de saúde, que indicarão o tratamento adequado para cada pessoa.

 Ao contrário do que ocorria no começo da epidemia, agora não são mais contabilizados todos os casos da doença. E os testes para confirmar H1N1 estão restritos a casos graves.

 As amostras com secreções respiratórias dos pacientes para análise laboratorial só serão recolhidas em caso de internação e/ou agravamento dos sintomas durante o período de monitoramento da VE.