28/8/2007 - São Roque - SP

São Roque tem Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior a cidades vizinhas segundo pesquisa.

Em congresso que contou com a participação de 126 municípios de 16 estados, realizado semana passada em Curitiba, a administração municipal de São Roque foi reconhecida como um dos destaques do Estado de São Paulo pela política de trabalho voltada à área de geração de emprego. O certificado foi concedido pela Empresa Master Visão com o apoio do Sebrae, Senai, Petrobrás, Sistema FeComércio do Paraná, Sesc e Senac. Os municípios foram escolhidos tendo como base o índice de geração de emprego feito pelo Governo Federal, Ministério do Trabalho – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O documento foi recebido pelo diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vorneis de Lucia que na ocasião representou o prefeito Efaneu Nolasco Godinho. Segundo Vorneis, o reconhecimento deste trabalho tem uma importância especial porque o critério de seleção dos municípios não focou somente a abertura de postos de trabalho, mas também a manutenção deles. “Para conceder o certificado o Caged levou em consideração não só a geração de emprego, mas também o saldo entre a geração e demissão”, ressalta.



Outro fator importante para a certificação da administração municipal são os dados relativos aos índices de desenvolvimento apresentados pelo município. De acordo com a pesquisa da Fundação de Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) São Roque possui um perfil socioeconômico diferenciado na microrregião. Dados como renda per capta de 2,81 salários mínimos e um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,820, próximo ao de Campos do Jordão e acima dos municípios vizinhos.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, o mérito da cidade demonstra que as ações que estão sendo tomadas estão no rumo certo. “Os resultados obtidos nos anima a fazer ainda mais para que no próximo ano possamos superar esses índices”, anuncia.

Além do reconhecimento, Vorneis destaca que o encontro também serviu como um intercâmbio entre os representantes dos municípios, uma experiência bastante positiva que permitiu o contato com diversos projetos que poderão vir a ser implantados em São Roque. “Projetos esses que irão colaborar ainda mais para a geração de empregos. Temos a consciência, de que fizemos coisas boas, mas ainda temos que fazer muito mais não só para gerar mais empregos, mas também para melhorar a qualificação dos que já estão trabalhando para que eles cresçam ainda mais”, conclui Vorneis.

BOX

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, São Roque gerou nos últimos 12 meses 5.855 admissões sendo: 1.066 na indústria, 421 na construção civil, 1.734 no comércio, 2.284 em serviços e 325 na área de agropecuária. O restante desse número, de acordo com a pesquisa, foi distribuído em outros segmentos.


Fonte: Prefeitura de São Roque