15/7/2009 - São Roque - SP

Saúde de Araçariguama adere a Campanha ao Parto Normal

da Redação

 

A partir deste ano a Prefeitura de Araçariguama, através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu a “Campanha de Incentivo ao Parto Normal”, lançada pelo Ministério da Saúde e veiculada em todo território nacional, com mensagens sobre o processo do parto normal e a sua importância, para esclarecer às futuras mães que tudo tem o tempo certo e que o bebê também tem seu tempo para nascer.

 O objetivo da campanha é diminuir o número de cesarianas, recordista em partos no Brasil e no mundo.

 Segundo o Ministério da Saúde, 41,8% de todos os partos que são realizados no país têm intervenção cirúrgica. Entre as mulheres que utilizam planos de saúde, esse percentual é ainda maior, chegando a 80%.

 Já no Sistema Único de Saúde - SUS, as cesáreas somam 26% do total. A OMS recomenda que as cirurgias não passem 15% dos partos.

 A OMS recomenda que o parto normal deva ser sempre preferido tanto pelos hospitais quanto pelos médicos, já que a recuperação em partos normais é muito mais rápida para a mãe, a criança corre menos riscos de adquirir infecções e pode ser mais rápido o contato com a mãe.

 Em Araçariguama será realizado em agosto, dia 27, o 2º Encontro de Gestantes, onde serão abordados temas como a importância do parto normal para mãe e para o recém-nascido; cuidados e importância da amamentação exclusiva e orientações gerais sobre o processo gestacional, dentre outros.

 O encontro acontecerá no Centro de Saúde e haverá sorteio de brindes para os futuros bebês.