28/8/2008 - São Roque - SP

Saúde já imunizou 50% da população contra rubéola

Cerca de 50% dos homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos já receberam a vacina contra rubéola em São Roque. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 14 de agosto 11.743 pessoas dessa faixa-etária haviam sido imunizadas. “A campanha está positiva. O resultado mostra que a população está bem consciente e preocupada em se prevenir contra a doença”, diz a enfermeira chefe do Serviço da VE, Luzia Helena Mirim.

Para reforçar a campanha e atender o público-alvo que trabalha e tem dificuldades para ir às unidades de saúde, a Vigilância Epidemiológica montou um esquema de vacinação em bancos, faculdades e empresas. O trabalho também incluiu a cadeia pública, onde foram imunizadas cerca de 100 pessoas, entre funcionários e detentos, no último dia 8 de agosto e também o Paço Municipal para atender os servidores públicos.

A vacinação faz parte de uma Campanha Nacional para a eliminação da rubéola feita entre um acordo internacional entre 40 países que uniram esforços para interromper a transmissão do vírus endêmico do sarampo e da rubéola nas Américas. A meta de São Roque é atingir 24,5 mil pessoas nesta campanha.

Campanha
A campanha segue até o dia 12 de setembro. Para atingir a meta, a vacina está sendo disponibilizada gratuitamente em todas as unidades de Saúde do município em horários especiais. O Centro de Saúde II, próximo à rodoviária, está aberto diariamente até as 19h. No dia 27, as demais unidades também estenderão o expediente até as 19 horas. No sábado, dia 30 de agosto, todas as unidades básicas estarão abertas das 8h às 17 horas, especialmente para a vacinação contra a rubéola. No mesmo dia a vacinação acontecerá em mais 28 postos volantes.

Vacina contra Poliomelite
Além da vacinação contra rubéola, o Departamento de Saúde também continua com a 2º etapa da campanha contra Poliomelite para crianças com menos de cinco anos em todos os postos do município das 8h às 17h. A meta é que 5.160 crianças sejam imunizadas contra a doença como na primeira fase da campanha. A VE alerta aos pais para que apresentem a carteirinha de vacinação.

Fonte: Guia São Roque