15/5/2008 - São Roque - SP

Saúde realiza segundo “arrastão” contra Dengue neste sábado

O departamento de Saúde de São Roque, por meio dos Serviços de Vigilância Sanitária e de Controle de Zoonoses realizará neste sábado, dia 17, o segundo “Arrastão contra a Dengue”. A ação mobilizará cerca de 170 funcionários que visitarão as residências da área central da cidade e os bairros da Vila Nova, Guaçú, Goianã e Jardim Villaça para localizar e eliminar criadouros. Os funcionários estarão identificados com a camiseta “Dengue. Elimine os Criadouros” e também darão orientações e distribuirão folhetos explicativos sobre a doença. O trabalho realizado pelos profissionais da saúde acontecerá até às 17 horas.

De acordo com a veterinária e chefe da Vigilância Sanitária e responsável pelo Serviço de Controle de Zoonoses, Daniela Carolina Dias no inverno diminui a incidência de criadouros e este segundo arrastão tem a finalidade de orientar a população para não descuidar do trabalho de eliminação de criadouros do mosquito transmissor da doença.

Os profissionais envolvidos se encontrarão no Centro de Saúde II, onde receberão algumas orientações e às 9 horas partirão para as ruas. “Trabalharemos com equipes de cinco integrantes que serão liderados por agentes controladores de vetor”, explica Daniela.

Segundo a chefe de Vigilância Sanitária, a próxima mobilização deverá acontecer no fim do ano.

Primeira mobilização
O primeiro arrastão realizado em abril, 6.482 residências foram visitadas. Para a veterinária o resultado do trabalho foi bastante positivo e a expectativa é superar este número neste segundo “arrastão”. De acordo com ela, a população recebeu muito bem os agentes e acredita que desta vez não seja diferente. “As pessoas são bastante interessadas e é uma oportunidade para que possam tirar suas dúvidas”, salienta.

Fonte: Prefeitura de São Roque