16/9/2008 - São Roque - SP

Semana Nacional do Trânsito será focada nas crianças

A Divisão de Trânsito de São Roque realiza entre os próximos dias 18 e 25 a Semana Nacional do Trânsito, com uma programação especial. Durante toda a semana, um trabalho de conscientização com a população será realizado na cidade por meio de divulgação em banners, faixas e outdoors. E entre os dias 18 e 21 serão realizadas atividades e exposições para as crianças no Ginásio Municipal das 9 às 18 horas.

Conforme previsto na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), anualmente nesta data todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, criam eventos e promovem campanhas educativas em todo o território nacional. Em São Roque, o evento terá a participação do Trânsito São Roque, da Viaoeste, Polícia Militar e demais entidades ligadas ao setor.

Este ano com o tema “A criança no trânsito”, o evento tem o objetivo de evidenciar os aspectos e fatores de risco no trânsito, hoje enfrentados, como acidentes, álcool, velocidade, uso de cinto de segurança, travessia de pedestres, ultrapassagens em estradas, dentre outros. “Faremos um trabalho de conscientização, divulgando em toda a cidade e nos dias de atividades no Ginásio, a importância dos cuidados no trânsito, focando as crianças, conforme o tema deste ano” conta o chefe da Divisão de Trânsito, Durival Cantamessa.

A abertura da Semana do Trânsito acontece dia 18 no Ginásio Municipal, no bairro Junqueira, às 9 horas com a presença do prefeito em exercício Antônio Carlos Pereira Rios. Na ocasião os alunos do Projeto Educatrânsito, (trabalho de educação no trânsito com os alunos do Ensino Fundamental do município), que fizeram os melhores desenhos serão premiados. Além disto, haverá também uma exposição de todos os desenhos participantes e outras atividades, como teatro e palestras. Uma novidade será a cidade mirim da Seguradora Porto Seguro, que ficará em exposição durante os quatro dias de atividades no Ginásio Municipal.

Como colaboração nas atividades, a Policia Militar de São Roque desenvolverá palestras nas escolas para as crianças da 4ª série da rede pública por meio do Proerd, realizando bloqueios policiais para orientação aos motoristas.

Estatísticas
Os acidentes de trânsito deixam, anualmente, mais de 350 mil pessoas feridas e 30 mil mortos, segundo estudos recentemente concluídos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

Fonte: Guia São Roque