5/12/2017 - São Roque - SP

Seminário “Boas Práticas no Ensino” com professores da Rede Pública de Araçariguama

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em adesão ao PVE - Parceria Votorantim pela Educação, fechou o ciclo de formação 2017 com o "Seminário de Boas Práticas em Gestão". O Programa de Formação de Gestores desenvolveu o tema "Avaliação Participativa para a Melhoria da Aprendizagem" durante o presente ano letivo, desafiando os diretores à mobilização da comunidade e equipe escolar nos processos de gestão, no sentido de avaliar a qualidade educacional ofertada.

O evento aconteceu no "Espaço de Eventos Alecrim" com apresentações de diretores e coordenadores pedagógicos compartilhando experiências escolares no contexto das formações PVE.

Para o encerramento do Seminário, a Secretaria de Educação, apresentou o documento orientador "Avaliação Institucional: indicadores de qualidade na educação" com vistas à nortear os próximos processos de autoavaliação das unidades escolares.

As Escolas e a Secretaria de Educação, estabelecerão um "Plano de Ação Estratégico 2018" para sanar as fragilidades educacionais diagnosticadas pelo uso dos Indicadores de Qualidade na Educação. Cabe  ressaltar que a adesão ao PVE, possibilitou o estabelecimento de estratégias para o cumprimento da Meta 19 do PME - Plano Municipal de Educação; meta que reconhece a necessidade da efetivação da Gestão Participativa Democrática, apontando o sumário envolvimento de outros atores nos processos e decisões educacionais, tais como: Conselho Escolar no campo da Gestão Escolar e Conselho Municipal de Educação no âmbito da Gestão Educacional.

A ação contou com a presença do Secretário de Governo, Moisés Arruda que no ato representou a Prefeita Lili Aymar, da Supervisora Educacional, Simone Teodoro , Gestora do PVE-Instituto Votorantim- Votorantim Metais e CBA, Alan Ferreira, da Formadora do Instituto Cedac (Comunidade Educativa), Alessandra Tavares,  além de  diretores  e educadores que em grupo, apresentaram práticas de ensino, vivenciando situações e estratégias construídas a partir de trabalhos desenvolvidos com alunos da Rede Municipal de Ensino.

A apresentação de trabalhos a outros profissionais possibilita aos gestores e professores em formação a ocupação de um novo espaço profissional e, ao mesmo tempo, cria uma situação  formativa que os faz avançar ainda mais no aprofundamento dos conteúdos.