1/3/2019 - São Roque - SP

Servidores da Saúde são atacados por fake-news

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

A Prefeitura Municipal de São Roque lamenta a veiculação de fotos, pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira, dia 28/06, onde, de forma muito irresponsável, o “boateiro” afirma que servidores do Departamento de Saúde estariam utilizando veículo oficial como “UBER”, para fazer compras.

A verdade

As fotos mostram os servidores fazendo compras, sim, mas para aResidência Terapêutica da Santa Quitéria, onde moram 10 pacientes desinstitucionalizados de hospitais psiquiátricos. Na condição de moradores possuem necessidades diárias, como numa casa normal. E, como apresentam graves comprometimentos mentais necessitam de servidores para as tarefas mais básicas, como ir ao supermercado.

Fake News é crime

Fake News significa “notícia falsa”, que não tem autoria declarada, fonte, data ou veracidade, e que se replica rapidamente na internet de maneira irresponsável, com a intensão de destruir a reputação de uma pessoa, empresa e organizações, de prejudicar alguém e até contribuir para uma tragédia. Dependendo do caso, o ato de produzir ou compartilhar notícias falsas, podem ser caracterizados como calúnia, injúria, difamação ou divulgação de notícias falsas.