21/1/2011 - São Roque - SP

Sítio Santo Antônio completa 70 anos de tombamento pelo IPHAM

da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque

O sítio Santo Antônio, composto pelo conjunto arquitetônico da Casa Grande e Capela de Santo Antônio completará no próximo dia 22 de janeiro 70 anos de tombamento concedido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Construído por Fernão Paes de Barros em 1681, o conjunto é a maior e mais antiga edificação construída em taipa de pilão de todo o Estado de São Paulo.


Descoberta em 1937 em situação precária, quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído, havendo ainda condições para os técnicos e historiadores constatarem os padrões tradicionais característicos dos três primeiros séculos de ocupação do planalto paulista.

A riqueza arquitetônica da Casa Grande e Capela de Santo Antonio já foi objeto de estudos e teses acadêmicas. O arquiteto Lucio Costa foi um dos primeiros profissionais renomados a identificar as manifestações de arte genuinamente brasileira que o local apresenta. Tais características são evidenciadas através das paredes em taipa de pilão, armadura da cobertura formada por cumeeira, espigões e frechais apoiados ao longo das paredes, caibros que se prolongam para fora do edifício sustentando largos beirais, poucas e pequenas portas e janelas feitas em canela e ainda calçadas de pedras irregulares e chão batido.

Adquirida pelo escritor modernista Mário de Andrade, o local foi comprado com o intuito de ser transformado num local de repouso para os artistas brasileiros. Em 1944, Andrade doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, exigindo apenas uma condição para tal feito: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo.

Em critérios de conservação, a primeira restauração da Capela e Casa Grande foi realizada durante quase toda a década de 40, sendo que em 1965 o interior da Capela sofreu uma nova intervenção para a reconstituição das tábuas do altar principal. No início dos anos 90 foi realizado um novo estudo para a conservação dos elementos decorativos da capela, que vinham sendo deteriorados pela ação dos raios ultravioleta.

Inserido numa paisagem permeada por extenso gramado, lagos e grande porção de mata nativa, o conjunto arquitetônico já serviu de locação para a produção de filmes e documentários e faz parte de dois importantes roteiros turísticos do interior paulista: Roteiro Taypa de Pilão e o Roteiro dos Bandeirantes, devido a sua grande importância arquitetônica.

O sítio Santo Antônio está aberto à visitação pública aos sábados, domingo e feriados, das 9h30 às 16h30. Durante a semana o conjunto arquitetônico recebe visitas de alunos da rede pública municipal e estadual. O atendimento aos visitantes é realizado pelos integrantes do CCI - Centro de Convivência do Idoso da Prefeitura da Estância Turística de São Roque. 

Conjunto Arquitetônico Sítio Santo Antônio

Estrada Mário de Andrade Km 08 (totalmente asfaltada)

R$ 1 crianças e 3ª Idade; R$ 2 adultos 

Sábados, domingos e feriados das 9h30 às 16h00

Possui estacionamento e sanitários 

Não utilizar flash ao fotografar o interior da Capela 

Serviços disponíveis: visita monitorada aos fins de semana

Outras informações: exploração turística é feita sob supervisão do IPHAN