10/9/2007 - São Roque - SP

Sobe para 57 total de foragidos da cadeia de São Roque

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, até as 17h desta segunda-feira (10), a polícia de São Roque (a 59 km de São Paulo) ainda não havia conseguido localizar nenhum dos 57 foragidos da cadeia pública da cidade. Inicialmente, a SSP tinha informado que 38 presos do local fugiram no final da tarde do domingo (9). A polícia conseguiu impedir a fuga de apenas dois presos do grupo que se rebelou.

No total, 97 presos estavam na cadeia no momento da fuga. Segundo a polícia, os detentos se aproveitaram quando o carcereiro se aproximou de uma das grades das celas e o renderam com um estilete. O carcereiro foi desarmado e algemado numa barra de ferro. Em seguida, os fugitivos invadiram a sala da carceragem, onde pegaram outra arma, e acionaram o botão de abertura do portão automático que dá acesso à rua.

A saída do grupo não foi percebida pelo escrivão e por dois policiais militares que estavam na delegacia que funciona na parte da frente da cadeia. O alerta foi dado minutos depois por moradores do bairro. O carcereiro foi então libertado pelo diretor da cadeia, que estava no plantão à distância. Com um corte leve no pescoço, ele foi levado para o hospital onde foi medicado e liberado.

Por questões de segurança, os presos recapturados foram obrigados a entrar somente com roupas de baixo nas celas. O delegado corregedor da polícia civil esteve na cadeia para averiguar as possíveis causas da fuga.

Fonte: G1