21/3/2019 - São Roque - SP

Superintendente do INSS garante que agência de São Roque não será fechada

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Nesta quarta-feira (13), o prefeito Claudio Góes, acompanhado pelos vereadores Júlio Mariano, Etelvino Nogueira, Rafael Tanzi e Niltinho Bastos; pelo assessor do Deputado Vittor Lippi, Luiz Salmeron e pelo Gerente Executivo do INSS de Sorocaba, Décio Araújo, reuniram-se com o superintendente da Regional Sudeste do INSS, José Carlos Oliveira.  Eles foram buscar a intervenção junto ao Governo Federal a fim de evitar que a Unidade de São Roque tenha seu atendimento afetado ou venha a paralisar suas atividades.

Na reunião, o superintendente garantiu que a unidade não será fechada, inclusive demonstrando investimentos feitos, recentemente, como climatização do prédio e contrato da renovação da locação por mais 5 anos.

Sobre o remanejamento do serviço de perícia médica para Sorocaba, explicou que com a edição da Medida Provisória (MP) 817/19, do Governo Federal, os procedimentos de perícia médica passaram a ser vinculados ao Ministério da Economia, desta forma o INSS não tem prerrogativa sobre o caso. No entanto, mediante a proatividade do prefeito e vereadores de São Roque e, sensibilizado com a situação, até sexta-feira (15), será elaborado um estudo de demanda da microrregião, onde o próprio INSS vai encaminhar ao Governo Estadual e buscar tornar São Roque um polo regional de atendimento. 

O superintendente ainda explicou que essas alterações no Governo estão sendo feitas por medida de contenção de despesa e no caso de São Roque há duas possibilidades: transferir a perícia para Sorocaba ou transferir outras demandas regionais para cá, aumentando o fluxo de atendimento.

O Prefeito Claudio Góes destaca a importância da união de todos para apoiar essa importante causa “Transferir as perícias seria um grande prejuízo, principalmente para as pessoas em maior necessidade como aposentados, pensionistas, pessoas que buscam auxílio doença e teriam que se dirigir à Sorocaba. Temos essa agência instalada aqui desde 1969 e vamos lutar para mantê-la”, encerra o prefeito.