12/6/2008 - São Roque - SP

Torneio Internacional de Mallet Golf acontece em São Roque

Como parte integrante das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Federação Paulista de Mallet Golf junto a Divisão de Esportes da Prefeitura de São Roque e a Comissão de Esportes da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil promovem o Torneio Internacional de Mallet Golf “Centenáio da Imigração Japonesa” neste sábado, dia 14, às 9h30 no Centro Esportivo “Kokushikan Daigaku”, no bairro do Carmo.

Cerca de 300 pessoas, entre participantes e dirigentes, vindas de várias cidades do país participarão do evento, além da presença confirmada de atletas do Japão e de outros países. “O interessante, é que além das presenças internacionais em nossa cidade, mais um espaço esportivo dentro de São Roque está sendo utilizado. Outro fato de destaque é que o Mallet Golf é uma modalidade diferente que a cultura japonesa possui, vamos com este evento sair um pouco das atividades tradicionais e mostrar toda essa diversidade da cultura japonesa”, comenta o chefe da Divisão de Esportes, Leodir Ribeiro.

Nova modalidade
O Mallet Golf é um esporte classificado como minigolfe, e suas regras são semelhantes as do golfe tradicional. A modalidade é nova, e surgiu no Japão no fim do século passado, com o objetivo de tirar as pessoas do sedentarismo, aproveitando os grandes parques públicos japoneses para a prática do esporte.

Alguns anos depois, a novidade foi trazida para o Brasil pelos agricultores japoneses da região de Ibiúna. Logo se estendeu para as cidades da região Sudoeste, como Itapetininga, Vargem Grande Paulista, São Miguel Arcanjo e São Roque.

Hoje a Federação Paulista de Mallet Golf conta com 15 clubes cadastrados, incluindo cidades como Mogi das Cruzes, Sumaré, Itapecerica de Serra e São Joaquim (SC).

Fonte: Prefeitura de São Roque