7/3/2012 - São Roque - SP

Transporte gratuito para os universitários que precisam estudar fora de São Roque

da assessoria de imprensa da câmara de São Roque

Desde sua criação, o Programa Universidade para Todos (ProUni)  tem como finalidade conceder bolsas de estudos integrais e parciais aos estudantes dos cursos de graduação e de cursos seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004, as instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Nunca na Historia do País se viu tantos filhos oriundos do Ensino Público tendo oportunidade de cursar o Nível Superior. Profissionais formados com bolsas integrais do ProUni revelam que o mercado de trabalho se abriu – 80% estão trabalhando – e que a renda familiar aumentou para 68% deles. Mas o principal efeito da oportunidade de fazer uma Graduação aconteceu na família. Oito de cada dez entrevistados disseram que familiares se sentiram motivados a iniciar ou prosseguir os estudos.

Paralelamente a esta iniciativa, em São Roque, uma parceria entre a Prefeitura e a Escola Técnica Industrial (Centro Paula Souza), acabou criando o “Cursinho Etec Popular”, pré-vestibular. Com isso, disponibilizou-se aos alunos advindos da Rede Pública de Ensino, a oportunidade de se prepararem e de estar em igualdade de condições com aqueles que tenham estudado em escolas particulares, ao tentarem ingressarem nas universidades públicas. Logo após sua criação, em 2010, os alunos do Cursinho já mostram que estão conquistando seus espaços nos vestibulares. Só neste último vestibular, 70 deles foram aprovados em Universidades Públicas de todo o País. Destes, 22, em Universidades Federais.

O fato se torna tão relevante que tivemos as conquistas do nosso Cursinho ETEC estampadas em página inteira do Jornal Cruzeiro do Sul, na edição do último dia 29. Na matéria, quando consultado sobre os resultados, o Professor Rogério de Souza, idealizador e coordenador do Cursinho afirma, humildemente, que apenas está devolvendo à sociedade, a mesma oportunidade que teve, pois só estudou em Universidade Pública por participar de um projeto dessa natureza, assim como outros professores que fazem parte do Cursinho.

Feliz por ver o Cursinho ETEC e o ProUni dando certos, beneficiando os munícipes, o vereador Julio Mariano ressalta que outras iniciativas paralelas ainda precisam ser disponibilizadas em São Roque, para realmente garantir o acesso ao Ensino Superior. Uma delas diz respeito ao transporte, pois muitas vezes o aluno não tem condições de arcar com as despesas. Várias cidades, atentas a esta situação, têm tomado as mais inéditas iniciativas, um exemplo são os Municípios que disponibilizam repúblicas perto das Universidades para garantir a estadia e freqüência dos seus alunos. Recentemente, Julio Mariano recebeu em seu Gabinete, uma estudante que havia ingressado em Universidade Pública de São Paulo e que não conseguindo arcar com o transporte, se viu obrigada a abandonar os estudos. Sabendo que este não é um fato isolado e preocupado com a situação, o Vereador incentiva o Município a oferecer transporte escolar, gratuito, aos universitários que precisam estudar fora. “A Prefeitura oferece um auxílio que pode chegar a 70 reais, mas não é suficiente. É lamentável que um aluno se prepare e consiga ingressar nas melhores universidades, mas veja seus sonhos ceifados por conta de falta de iniciativa. A Administração precisa encarar esse auxílio como um investimento, uma vez que estes alunos, quando formados, poderão trazer de volta para São Roque, muitos benefícios, entre eles a mão de obra qualificada. Temos que fazer nossa parte, disponibilizando, no mínimo, o transporte, que deve ser custeado com nossos próprios impostos. Vamos lutar para mudar esta realidade e oferecer o transporte escolar universitário a custo zero”, finaliza o Vereador do PT, Julio Mariano.