23/4/2008 - São Roque - SP

Tremor de 5,2 graus na escala Richter é sentido em São Roque

Sentiu o Tremor em São Roque? Mande-nos um e-mail contando: contato@guiasaoroque.com.br

Várias cidades de São Paulo, que sentiram os reflexos de um tremor de 5,2 graus na escala Richter, não tinham registrado ocorrências graves no final da noite desta terça-feira (22).

Segundo a Polícia Militar de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, a Defesa Civil foi acionada e inspecionou os dois prédios que teriam ficado trincados por causa dos tremores. Segundo a PM, por volta das 23h, a Defesa Civil havia feito a inspeção e liberado os dois imóveis, que não sofreram abalos.

O Corpo de Bombeiros de Guarulhos, também na Grande São Paulo, registrou diversas ligações referentes ao tremor, mas nenhum problema conseqüente. A mesma situação foi verificada pelos bombeiros de São Vicente, a 75 km da capital paulista.

Os bombeiros de Barueri, também na Grande São Paulo, informaram que atenderam chamados do próprio município e das cidades de Carapicuíba, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Itapevi, Santana do Parnaíba, São Roque, Cotia, Embu e Taboão da Serra. Os relatos, segundo os bombeiros, eram apenas de pessoas assustadas, mas não foi verificado nenhum tipo de dano material.

O Corpo de Bombeiros de Santo André, no ABC, afirmou ter atendido, até as 23h25, mais de 800 ligações relacionadas ao tremor, o que acabou congestionando os ramais da corporação. Apesar disso, não foi necessário nenhum atendimento.

Já em São Caetano do Sul, os bombeiros atenderam duas ocorrências. Um prédio apresentou problemas na tubulação de gás, mas sem gravidade. Em outro prédio, o piso da garagem apresentou trincas.

O Corpo de Bombeiros da capital paulista informou que, até por volta das 23h, havia recebido mais de 400 ligações referentes ao tremor. Nenhuma delas, porém, pedindo ajuda.

O Tremor
O tremor foi sentido no final da noite desta terça-feira (22) nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o tremor ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo, ocorreu às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico.

Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, essa região tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

Fonte: G1

Sentiu o Tremor em São Roque? Mande-nos um e-mail contando: contato@guiasaoroque.com.br