26/2/2009 - São Roque - SP

Turismo faz balanço positivo do Carnaval

A Divisão de Turismo da prefeitura de São Roque qualificou como positivo o fluxo de turistas durante o feriado de Carnaval. Segundo dados obtidos nos Postos de Informações Turísticas, a visitação foi 10% maior que no feriado de 2008. Grande parte dos hotéis e pousadas da cidade estava com a ocupação lotada e os proprietários de restaurantes do centro e do roteiro do vinho tiveram movimento acima do esperado.

Para Sandro Cobello, responsável pelo setor de turismo, o crescimento constatado deve-se não só ao fato de o carnaval de rua da cidade ser um dos melhores da região, mas também pela oportunidade que as pessoas têm de conhecer os outros atrativos. De acordo com ele, a prefeitura pretende estimular a visitação durante os outros feriados prolongados deste ano. “Nossa proposta é aliar o potencial dos pontos turísticos com outras iniciativas para oferecermos algo mais aos turistas”, comenta.

A iniciativa citadas por Cobello foram colocadas em prática nesse feriado. O Centro Comercial do Taboão sediou uma feira especial de orquídeas e plantas ornamentais que incrementou as atrações do local que oferece artesanato, gastronomia e artes plásticas. Outra novidade foi uma exposição com mais de 50 peças do escultor João Guevara, realizada na Casa Grande do Sítio Santo Antonio. Guiados pelas monitoras Circe e Vera, ambas do Centro de Convivência do Idoso de São Roque, turistas de São Paulo, litoral, Minas Gerais e até do exterior aproveitaram o passeio e a exposição.

Pesquisa
A Divisão de Turismo aproveitou o movimento no Sítio Santo Antonio para aplicar um questionário de pesquisa com o objetivo de saber as impressões dos visitantes sobre a infraestrutura e também sobre os atrativos turísticos da cidade. Cerca de cem pessoas responderam ao formulário e os resultados, depois de tabulados, serão levados ao conhecimento do Conselho Municipal de Turismo. A ideia, diz Cobello, é debater os pontos abordados e buscar melhorias.

Fonte: Prefeitura de São Roque