12/5/2009 - São Roque - SP

Unimed São Roque esclarece dúvidas sobre Gripe Suína

da Redação

Confira material divulgado pela Unimed São Roque, em colaboração do Dr. José Amaral Elias, especialista em Infectologia e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed São Roque a fim esclarecer possíveis dúvidas sobre a Gripe Suína, que tem assustado todo o planeta.

O que é a Gripe Suína?

A gripe suína é assim chamada porque o vírus sofreu mutações nos suínos e voltou a infectar o homem que, devido estas modificações genéticas, não têm defesa para esse tipo de vírus.

Na realidade, a gripe é agora humana e de acordo com a O.M.S. deve ser chamada de Influenza A .

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas iniciais apresentados nos humanos são parecidos com de outros tipos de vírus da gripe. Febre, dores no corpo, tosse seca e dores nas articulações. Geralmente com febre mais alta e tosse mais intensa.

Como os humanos se contaminam?

A contaminação é feita através do contato de secreções das vias aéreas tanto diretamente (tosses e espirros) como indiretamente,  através das mãos, objetos e superfícies contaminadas, como por exemplo: toalha, caneta, telefone, maçaneta de porta.

Quais são os riscos para os humanos?

Por se tratar de um vírus novo geneticamente, o ser humano ainda não tem anticorpos (defesa) para essa doença. Possibilitando um grande número de infectados e consequentemente muitas complicações posteriores (pneumonia), principalmente em grupo de pessoas mais fragilizadas como idosos, crianças pequenas e portadores de outras doenças como diabetes, doenças cardíacas, AIDS, etc.

Como se prevenir da Gripe Suína?

O recurso mais eficaz que é a vacina ainda não está disponível por enquanto, então a prevenção é através de várias condutas integradas para evitar a disseminação na população, ou seja, informações através dos meios de comunicação, controle e fiscalização de pessoas vindo de países com casos confirmados em portos e aeroportos, treinamento de profissionais da saúde para identificar casos suspeitos e estrutura de saúde pública preparada especialmente para isso.

Existe tratamento?

Existe medicamentos que diminuem o ciclo de reprodução do vírus e assim diminuem a chance de complicações e que só devem ser usados logo no início dos sintomas (até 3 dias) mas, somente prescritos por profissionais habilitados e não indiscriminadamente pela população como prevenção, já que isso, pode favorecer o surgimento de vírus mais resistentes a esses medicamentos.

Então, a auto medicação é totalmente contra indicada. E nesse sentido o Ministério da Saúde recolheu alguns medicamentos (exemplo Tamiflu) das drogarias, como precaução.

Qual é o risco do Brasil apresentar uma epidemia da Gripe Suína?

Existe o risco da doença atingir o Brasil , porém ainda não se pode definir a extensão disso por enquanto. Todas as medidas de controle estão sendo tomadas pelos órgãos oficiais do país.

Quais são as orientações importantes?

Até o momento, as orientações importantes que devem ser seguidas por todos, é em primeiro lugar, estar muito atento a esse problema, porém não é necessário pânico.

Procurar atendimento médico aquelas pessoas que nos últimos 10 dias estiveram nos países em que houve casos da doença, ou aquelas que estiveram em contato com pessoas com os sintomas de gripe e que vieram desses países com casos confirmados.

O uso de mascara facial (cirúrgica) só tem indicação para as pessoas sintomáticas, ou seja, que estejam com tosse e espirro. Assim como, para as pessoas sintomáticas evitar frequentar locais com aglomerações de pessoas, como por exemplo: escolas, igrejas, ônibus, restaurantes entre outros.

Outro cuidado muito importante é lavar frequentemente as mãos.

Não há nenhuma contra indicação na ingestão de carne suína.

 

Guia São Roque e Unimed São Roque alertam que caso haja suspeita de infecção, procure um médico.

 

jornalismo@guiasaoroque.com.br

Redação: Merlot Comunicação / Guia São Roque