6/2/2020 - São Roque - SP

Vereador Alexandre Pierroni fala sobre a importância da prevenção do câncer

 

 

No último dia 04 de fevereiro, comemorou-se vinte anos da instituição do Dia Mundial Contra o Câncer pela Carta de Paris, que no ano 2000 definiu convenções internacionais para a conscientização, prevenção, tratamento e combate contra a doença, preocupações constantes do vereador Alexandre Pierroni, membro da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de São Roque.

Neste sentido, o parlamentar acredita que as políticas públicas e o engajamento social tem diminuído o número de casos de uma das doenças não infecciosas que mais matam no mundo.

Dados da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês), ligada a Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que o mundo tenha registrado mais de 18 milhões de novos casos de câncer em 2018, com a morte de mais de 9,6 milhões de pessoas devido à doença.

Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 625 mil novos casos em 2020, e a maioria das vítimas devem ter entre 30 e 69 anos, ou seja, a maioria em idade economicamente ativa, o que além do custo social do tratamento para o país, também tem um grande impacto na economia.

A prevenção e a conscientização podem reduzir de 30% a 50% o risco de morte com a mudança de hábitos e a inclusão de atividades físicas simples na rotina, como a prática de caminhada diária com duração de vinte minutos, diz estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

“ A meta da Organização Mundial de Saúde é reduzir em até 25% o número de mortes por doenças não transmissíveis, entre elas o câncer, até 2025, o que exige esforços conjuntos de todos os agentes políticos e sociais, mas principalmente da conscientização de toda a sociedade sobre a importância da atividade física na rotina, o que é algo simples e sem custo, na maioria das vezes, mas de suma importância”, explica Pierroni.

Segundo o INCA, os cânceres mais incidentes no país, em homens, são câncer de pele não melanoma, próstata, cólon e reto, pulmão, estômago e boca, já os mais detectados são o câncer de pele não melanoma, mama, cólon e reto, colo de útero, pulmão e tireóide. Do total de pacientes brasileiros, 50,3% são homens e 49,7% mulheres.

O vereador explica que, ao desconfiar de algum sintoma, mancha, hematoma ou nódulo que perdure por mais de 15 dias e leve à desconfiança da existência da doença, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para dar início a investigação do diagnóstico a fim de, se comprovada for, a doença possa ser tratada o quanto antes.

“Sabemos que a rede pública de saúde no Brasil é deficitária no tratamento do câncer, mas também sabemos que podemos evitar o aparecimento da doença, com a prática da atividade física e da adoção de hábitos de vida saudáveis, em muitos casos, e esse é o principal motivo da criação do Dia Mundial do Câncer, conscientizar-nos de que qualquer pessoa pode reduzir o impacto potencial do câncer na própria vida, na vida das pessoas que ama e no mundo”, encerra o vereador Alexandre Pierroni.