21/11/2019 - São Roque - SP

Vereador apresenta Projeto para autorizar uso de dispositivo que retira ar das tubulações

Vereador Julio Mariano apresenta Projeto de Lei para Sabesp autorizar instalação de dispositivo que retira ar das tubulações e reduz valor de conta de água 

 

A Sabesp, responsável pelo saneamento básico e fornecimento de água potável em São Roque, é uma empresa de sociedade anônima e economia mista, sendo seu principal acionista o Governo Estadual.

Cabe ressaltar que o custo do fornecimento de água em São Roque é mais caro que em diversos outros municípios por causa do relevo e da topografia. Por esta razão, o sistema é composto de mais de 36 Buster (bombas) que entram e saem de operação durante todo o dia, pressurizando a água em suas tubulações juntamente com ar.

Esse sistema é mais custoso porque usa energia elétrica e por causa da necessidade de manutenção frequente nas bombas, o que prejudica também os consumidores por causa do ar gerado nas tubulações durante a partida e parada das bombas, alterando os valores registrados e pagos pelos consumidores, ainda que a Sabesp diga que não é real e que o sistema tem dispositivos que impedem que isso aconteça.

Há alguns meses, o vereador Julio Mariano instalou um dispositivo “eliminador de ar” junto a boia da caixa d´água da sua residência, e observou uma redução de 25% na sua conta. Julio conta que existe um outro dispositivo que pode ser instalado antes do relógio de água, cuja eficiência é muito maior, podendo reduzir em até 40% a conta de água, mas que este não pode ser usado sem autorização da Sabesp porque deve ser instalado antes do hidrômetro e é justamente sobre este de que trata o Projeto de Lei que propôs.

Com o objetivo de permitir à população a instalação dos aparelhos “eliminadores” de ar antes do cavalete, tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei do vereador Julio Mariano que pretende, por força de Lei, (assim como já existe em outras cidades), que a empresa autorize o uso destes dispositivos pelos consumidores.

Ele explica que este é um assunto polêmico, uma briga de “Sansão contra Golias” e que existem estudos dizendo que o aparelho não diminui a conta de água, porém, também há muitos depoimentos de que o aparelho realmente funciona e tem um custo baixo, em torno de R$60.

“Antes de apresentar o Projeto de Lei, comprei um destes dispositivos e testei. Acredito que justamente por conta da nossa topografia, do entra e sai da rede em operação, a eficiência destes aparelhos tende a ser muito maior em nossa cidade. Não acho justo pagarmos pelo que não consumimos e espero que o Projeto de Lei seja aprovado para benefício de toda a população”, finaliza o vereador Julio Mariano de São Roque.