15/6/2021 - São Roque - SP

Vereador Guilherme incentiva projeto que visa fomentar e promover artesanato são-roquense

 

Com o objetivo de propor ações ao Poder Executivo que beneficiem os artesãos de São Roque, o Vereador Guilherme Nunes iniciou um trabalho de fomento às Feiras de Artesanato na nossa cidade. Juntamente com a voluntária Vall Trindade está alinhando ideias para que futuramente sejam implantadas em diversos locais do município, cuja proposta principal é a geração de oportunidades, renda e impulsionamento do turismo em São Roque.

O Vereador Guilherme Nunes explica que em um primeiro momento foi criado um grupo de WhatsApp onde já conta com mais de 100 artesãos e artesãs da cidade. Agora, estão realizando coleta de informações dos artesãos para organizar os trabalhos, buscando entender a demanda, que tipo de artesanato produzem, onde estão localizados, se estão formalizados e se possuem redes sociais para divulgação dos produtos. “Criamos um grupo no WhatsApp e uma página no Facebook para divulgação dos produtos dos artesãos e artesãs. O grupo está crescendo bastante e tem um excelente engajamento. Estimamos que haja quase 500 artesãos em São Roque e iremos organizá-los para quando a pandemia permitir buscar espaços junto à Prefeitura de São Roque para implementação das feirinhas”, informa.

Guilherme Nunes e Vall Trindade comentam que a ideia não é apenas concentrar essas feiras no centro ou na Rota do Vinho, por exemplo, mas ampliar por toda a cidade, inclusive para os locais mais distantes, proporcionando assim o desenvolvimento, a arte e a cultura, pois desta forma todo o entorno prospera. “O que buscamos é tornar o artesanato de São Roque conhecido no Brasil e no mundo, resgatar as raízes do artesão são-roquense, encantar as pessoas com as histórias de vida dessa classe através da produção de vídeos e desenvolver sócio e economicamente Bairros equidistantes, além do artesanato ser incluído nos principais pontos turísticos da cidade. Outro ponto interessante é que queremos identificar o artesanato por meio de tags ou etiquetas específicas, dando assim identidade ao produto raiz.”, enfatizam.

O Vereador Guilherme Nunes diz que foi informado de que há três associações de artesãos que são formalizadas, sendo a Casa de Ofícios e Artesãos do Saboó, Presidente Hugo Rubino, a Casa do Artesão na Capela da Grama, Presidente Célia, e Associação dos Artesãos da Sede da Banda Carlos Gomes, Presidente Elda.