17/7/2019 - São Roque - SP

Vereador Julio Mariano comenta da necessidade de se criar em São Roque uma Área Industrial



Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no 1° trimestre deste ano 12,7% da população brasileira estava desempregada, ou seja, cerca de 13,4 milhões de pessoas, vítimas de um drama que tem atingido cada vez mais a população brasileira.

Embora o presidente anterior tenha realizado a Reforma Trabalhista com a justificativa de que tais mudanças gerariam muito mais empregos, tirando o trabalhador da informalidade, até o presente momento isto não aconteceu.

Na sociedade atual, onde os indivíduos e a capacidade de acumulação de bens são supervalorizados, o desemprego é, sem dúvida, um dos maiores medos sociais. Além dele, em tempos de crise, a oferta de mão-de-obra aumenta e alguns empresários se aproveitam disso para diminuir os salários dos profissionais e aumentar os próprios lucros, respaldados em muitos casos pelas novas regras da reforma trabalhista que já estão em vigor.

O desemprego ajuda a explicar, entre outras coisas, a desestruturação familiar e em muitos casos está relacionado à violência; gera estresse, insegurança, desamparo, sensação de incompetência e de impotência. Ameaça a integridade financeira, física e mental, levando o indivíduo à tristeza, que pode se transformar em depressão. O desemprego, é um dos maiores medos da humanidade.

O vereador Julio Mariano comenta que o trabalho é compreendido pelo indivíduo como fonte de realização e alegria, compartilhados por toda a família, já os efeitos do desemprego são minimizados pela generosidade e misericórdia dos que podem ajudar os que mais precisam.

O vereador comenta que a geração de emprego está ligada à dinâmica econômica nacional e internacional, e é cada vez mais evidente que a “política local” tem capacidade de inverter determinadas tendências negativas e aproveitar criativamente as novas oportunidades. Em São Roque, com exceção do complexo Catarina, pouco se fez para a criação de novas vagas de emprego nos últimos anos.

“Temos que criar urgente espaços para atrairmos novos investidores, pensar em isenções e facilidades para que empresários se disponham a se instalar e investir no município, gerando emprego e renda. É na crise que a criatividade prospera e ajuda a superar as dificuldades. Precisamos aumentar nossas oportunidades de emprego para que não nos transformemos em mais uma ‘cidade dormitório’ próxima à São Paulo, onde seus moradores buscam e se mantém através de empregos fora do município onde residem”, finaliza Julio Mariano, do PSB, vereador de São Roque.