4/5/2021 - São Roque - SP

Vereadora Dra. Claudia pede implantação de Parto Humanizado na Santa Casa de São Roque

Na última semana, a vereadora Dra. Claudia Pedroso protocolou uma Indicação direcionada ao Poder Executivo, onde sugere a implantação do “Parto Humanizado” na Santa Casa de Misericórdia de São Roque, a fim de que as mães e bebês de São Roque tenham sua dignidade médica, social, emocional e familiar garantida nesse complexo e especial evento.

 

A Indicação é embasada na Portaria Nº 371 do Ministério da Saúde, de 7 de maio de 2014, que “institui diretrizes para a organização da atenção integral e humanizada ao recém-nascido (RN) no Sistema Único de Saúde (SUS)”, que recomenda, para o recém-nascido “a termo com ritmo respiratório normal, tônus normal e sem líquido meconial”, o contato aquecido pele a pele com a mãe e o estímulo à amamentação na primeira hora de vida, entre outras diretrizes. Nela a parlamentar pontua, ainda, que são reconhecidos como benefícios da adoção do parto humanizado a redução do nível de estresse e ansiedade, aleitamento prolongado, redução do risco de depressão pós-parto, redução do risco de infecção e fortalecimento do laço afetivo entre mãe e bebê.

 

Dra. Claudia Pedroso é aguerrida atuante na causa de defesa da mulher há décadas, e acredita que sem o aspecto da humanização, a mulher pode perder o protagonismo do parto. “No sistema de saúde brasileiro, são comuns relatos de adoção de procedimentos invasivos, muitas vezes realizados sem o consentimento da gestante. Exemplos disso são: injeção de fármacos para estimular o nascimento do bebê ou amenizar a dor; lavagem intestinal; aplicação de infusões intravenosas; uso de posição ginecológica; distensão de períneo e até mesmo lavagem do útero após o parto. O parto humanizado, em oposição a isso, privilegia a decisão informada da mãe, que deve ter seus desejos colocados em primeiro lugar, amparados por farta informação sobre o tema que lhe permita fazer escolhas conscientes e bem sustentadas”, considera.

 

A parlamentar cita, ainda, o guia de recomendações para uma experiência de parto positiva publicado pela ONU em 2000 (atualizado em 2018), o SUS, na portaria supracitada, reúne os preceitos que regem os nascimentos ocorridos de acordo com o conceito do parto humanizado, providenciando, assim, substrato para a aplicação de políticas públicas a nível municipal que promovam o cuidado com a saúde das parturientes e dos recém-nascidos, amparado por robusto consenso científico.

 

É com essa finalidade, portanto, que a parlamentar Indica ao Poder Executivo a implantação da prática na maternidade da Santa Casa de São Roque.