5/9/2007 - São Roque - SP

Vigilância em prédios públicos será reforçada

A administração municipal vai aumentar a vigilância em prédios e espaços públicos devido à incidência de furtos e atos de vandalismo nestes locais. Somente nos últimos dois meses foram registradas quatro ocorrências desta natureza.

A primeira aconteceu a pouco mais de um mês no Centro Comercial do Taboão, onde as diversas luminárias foram quebradas. Os outros três casos foram invasões com furto de cabos elétricos, uma na Brasital onde uma das janelas do salão Darcy Penteado arrombada e a outra no posto de saúde do Goianã onde a falta de energia causada pelo roubo, estragou 150 doses de diversas vacinas que estavam na geladeira da unidade. No mês passado, o posto de saúde de Mailasque teve os fios telefônicos e elétricos roubados e também houve perda de vacinas.



Segundo o departamento de Saúde os postos possuem sistemas de alarmes, mas não foi possível contar com o dispositivo porque esses furtos aconteceram na parte externa do prédio.

Além de intensificar o patrulhamento da Guarda Municipal, a administração pretende criar normas para a visitação dos prédios e sinaliza a possibilidade de implantar portarias em locais maiores e com grande fluxo de pessoas como a Brasital.

Nas escolas municipais, que também sofrem a ação de vândalos e ladrões, a segurança do patrimônio é terceirizada e a direção do departamento de Educação avalia a instalação de câmeras de segurança nas unidades mais visadas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Orlando Reinaldo de Oliveira, a principal dificuldade para descobrir e deter os responsáveis por estes delitos é a falta de informações. De acordo com o comandante, a Guarda Municipal ainda não possui um efetivo que permita um patrulhamento em vários locais ao mesmo tempo, por isso a colaboração da comunidade é fundamental. “O cidadão que vê um bem público sendo depredado deve denunciar por meio do telefone da Guarda Municipal. Os que preferem não se identificar podem ligar para o 181”, orienta o comandante.

Serviço
Guarda Civil Municipal de São Roque
Denúncias pelo número 4712-2633 ou 181

Fonte: Prefeitura de São Roque