Segunda-Feira, 25 de Março de 2019

9/11/2018 - São Roque - SP

Instituto Federal cria coletivo negro Dragão do Mar




da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

No primeiro semestre deste ano, alguns estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque (IFSP/SRQ – Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial, São Roque/SP) criaram um coletivo para discutir e promover ações sobre a temática étnico-racial.

As primeiras reuniões contribuíram para o grupo se conhecer e definir o nome do coletivo: Dragão do Mar – em homenagem à luta contra a escravidão e ao movimento abolicionista, protagonizado pelo jangadeiro Francisco José do Nascimento.

No início de segundo semestre, o coletivo realizou o evento “Agosto Negro” nas dependências do IFSP Câmpus São Roque nos dias 28 e 30 de agosto, trazendo a temática do “Genocídio Negro” e mobilizando a participação de aproximadamente 320 estudantes nas diferentes atividades.

A abertura do evento foi feita pelo estudante Vitor Johann, que interpretou, através da dança, a música Breu, de Xênia França - que representa as manifestações artísticas do povo negro. Logo após, os estudantes apresentaram a proposta e a finalidade da criação do Coletivo Negro Dragão do Mar do Câmpus São Roque e sua importância na instituição para o combate à discriminação racial e valorização da cultura negra.

Ainda no mesmo evento abordou-se a triste realidade que afeta diretamente a população negra no Brasil, o “Feminicídio de Mulheres Negras” e a predominância de afrodescendentes na população carcerária. Posteriormente os estudantes aplicaram um Quiz com os espectadores e desenvolveram debates para uma maior reflexão e aprofundamento da temática. Por conseguinte, promoveu-se com o público uma troca de experiências e relatos sobre casos de preconceito, discriminação e segregação étnico-racial vivenciadas pelos estudantes.

O Coletivo Dragão do Mar finalizou o evento enfatizando o compromisso de cada um para combater o racismo no cotidiano e convidou a todos os interessados para as suas reuniões, que ocorrem todas às terças-feiras, das 12:00 horas às 13:00, geralmente no Auditório do IFSP Câmpus São Roque. PARTICIPE!!!



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.