Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

18/4/2008 - São Roque - SP

Oficina de artesanato muda a vida de pessoas carentes em São Roque




Realizado há um ano e meio pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de São Roque, o programa “Comunidade em Arte”, está mudando a vida de cerca de 80 pessoas nas comunidades do Goianã, São João Novo, e no Fundo Social de Solidariedade. O trabalho consiste na confecção de artesanatos, como porta-vinho, revisteiro, abajur, banqueta, relógios de parede, entre outros, utilizando material reciclável e madeira.

São cerca de 40 alunos no Goianã, divididos em quatro turmas, sendo três de iniciantes, utilizando material reciclável e uma turma avançada, utilizando a madeira. Em São João Novo os alunos também se dividem em quatro turmas, além de outra que é atendida no Fundo Social de Solidariedade.

A artista plástica e monitora dos alunos do CRAS Goianã, Leila Carlassara está cada vez mais satisfeita com os resultados obtidos até agora. “O Comunidade em Arte começou como um projeto que duraria três meses, mas repercutiu tão bem que se transformou em programa e há um ano e meio vem mudando a rotina de seus participantes”.

Os trabalhos de artesanato confeccionados pelos alunos desde o início do curso foram vendidos em feiras e bazares promovidos pelo CRAS e realizados na prefeitura e nas Festas de Agosto no ano passado. A participação na venda do artesanato estimulou a aluna Edivânia da Silva a voltar a estudar. “Trabalhando no bazar percebi que eu escrevia muito mal, quando tinha que anotar alguma coisa, era complicado. Aí resolvi voltar pra escola”, conta.

“A melhora na auto-estima e no aprendizado são visíveis, além de se sentirem mais incentivados a levar este programa para a vida deles”, afirma a psicóloga do CRAS do Goianã e coordenadora do Comunidade em arte, Elenice Canali.


Gerando renda
A aposentada Eleni de Souza, moradora do Goianã e aluna mais antiga do Programa levou essas lições e resultados para a casa e hoje usa o que aprendeu para aumentar sua renda. Há cerca de dois meses comprou uma barraca na feira de artesanato do Largo dos Mendes com o dinheiro que guardou dos primeiros objetos vendidos. “Esta conquista mudou a minha vida e tem ajudado no meu ganho extra, por isso vou continuar investindo. Preciso aprender muito mais ainda com este Programa e vou continuar o curso. Este programa não poderia acabar nunca”, exclama Elenice.

A coordenação pretende levar o Comunidade em Arte ainda mais adiante. “Vamos entrar em contato com empresários que trabalhem com artesanato para participarem dessa ação social, acolhendo os trabalhos em seus estabelecimentos para serem vendidos. O dinheiro será revertido para os próprios alunos”, conclui Elenice.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.