Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

31/7/2019 - São Roque - SP

Ópera na Escola apresenta “A Criada Patroa” em Araçariguama




 



Em 2019, projeto chega a sua oitava edição e faz temporada da obra de Giovanni Battista Pergolesi em escolas da rede pública da capital e interior paulista.

  

São Paulo, julho de 2019 – Disseminar a música clássica para além da agenda comercial  e levar esse gênero musical às comunidades que habitam no entorno da rede pública de ensino de São Paulo é o objetivo do Projeto Ópera na Escola. No próximo dia 3 de agosto, o espetáculo chega a Araçariguama e faz duas apresentações na EMEF Tereza de Campos Castro (10h) e na EMEF Igavetá (14h).  A entrada é gratuita e aberta ao público. 

 

Esse ano, o projeto traz, em sua oitava edição, A Criada Patroa: uma adaptação da famosa obra do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi. O espetáculo utiliza do humor para abordar o conflito de classes sociais - tema crucial em nossa sociedade -, e mostra como  o amor, o afeto e a identificação com o outro podem diluir relações pautadas na hierarquia.

 

No elenco, a cantora Annanda Samarine assume o papel de Serpina, o cantor Márcio Marangon, o de Uberto, e o ator Rodrigo Manzelli, o do personagem Vespone. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Florent Reard, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

 

“Por meio de espetáculos como o “A Criada Patroa”, o projeto oferece acesso à cultura e diversificação musical para pessoas que, na maioria das vezes, nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma ópera. Ele desperta o interesse pela música lírica. Muitas pessoas nos perguntam como foi feita a produção dos figurinos, onde e como podem estudar canto lírico e instrumentos musicais”, explica o cantor Márcio Marangon. 

 

O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

 

Ao todo, 16 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. A temporada teve estreia na cidade de São Paulo, e durante o mês de agosto circula, além de São Paulo, por Pindamonhangaba e Araçariguama.

 

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o

patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, Viação Cometa e com apoio do

Instituto JCA, e é firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de

Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC.

 

__________________________

 

SERVIÇO:

 

Ópera “A Criada Patroa” (Projeto Ópera na Escola) em Araçariguama

 

 

3/8 | Sábado

10h - EMEF Tereza de Campos Castro - Rua Leopoldo da Silva, 02 - Terra Baixa 

14h - EMEF Igavetá - Av. Igavetá 103 - Bairro Igavetá 

 

ENTRADA GRATUITA

__________________________

 

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

A produtora atua na gestão, administração e produção cultural e realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques, o projeto Ópera na Escola – na oitava edição, as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A WaterBird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et lês Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

 

Sobre a Viação Cometa

A Viação Cometa, empresa integrante do grupo JCA, protagoniza uma história de 68 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 6 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

 

Sobre o Instituto JCA

O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) é um investimento social familiar, fundado em 2004 pelo empresário do setor de transportes, Jelson da Costa Antunes. A organização trabalha na área da educação, com crianças e jovens de origem popular, buscando incentivar o seu protagonismo e estimulando-os na criação e concretização de seus sonhos e projetos. O propósito com as iniciativas apoiadas e incentivadas  é acolher e facilitar novas relações que contribuam para o desenvolvimento local em seu sentido mais amplo e sustentável.

 

Sobre Gerdau
A Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.