Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017

16/1/2008 - São Roque - SP

Pesquisa: serviços de saúde em São Roque estão acima da média




O usuário do Sistema Único de Saúde em São Roque tem uma avaliação positiva dos serviços oferecidos na rede municipal de saúde e considera o atendimento local acima da média. É o que mostra uma pesquisa de opinião realizada com 798 pacientes no fim do ano passado. De acordo com o levantamento, realizado pelo setor de auditoria e avaliação do Departamento de Saúde, a nota média global dada pelos entrevistados é oito, numa escala que varia de zero a dez pontos.

O estudo que já foi entregue ao Conselho Municipal de Saúde, também traz a avaliação individual de cada uma das 13 características pesquisadas como: limpeza das unidades; tempo de espera para atendimento médico e de enfermagem; interesse dos profissionais ao ouvir e examinar os pacientes; prazo de agendamento de consultas, exames e entrega de resultados; educação e respeito no atendimento; explicações sobre a doença e o tratamento, sinalização das unidades, fornecimento de remédios e atendimento geral.

Das 13 questões constantes na avaliação, apenas três apresentaram nota inferior a seis: tempo de espera para atendimento médico, prazo para agendamento de consultas e de exames. “São questões que estão diretamente relacionadas à demanda por atendimento e à estrutura disponível, mas esperamos equaciona-las com a convocação dos profissionais aprovados em concurso”, comenta Alexandre Marques Silveira.

Os demais itens abordados receberam notas superiores a sete, inclusive questões que são bastante cobradas pela população como o fornecimento de remédios e a cordialidade no trato com os pacientes.

O setor de auditoria também consolidou a satisfação dos usuários por unidades e o resultado da avaliação geral em cada uma delas também é positivo. Apesar da necessidade ampliação da estrutura nos postos de São João Novo, Mailasque e Goianã as notas atribuídas pelos usuários variam entre 6,7 e 7,9. Outras unidades como o serviço de Vigilância Epidemiológica, o posto de saúde do Saboó e Sistema Integrado de Saúde Oral, superaram a nota global com notas que vão de 8,7 a 9,4.

Durante o trabalho de pesquisa também foram colhidas reclamações, críticas e sugestões que também estão registradas no relatório. Segundo o diretor de Saúde, todas informações levantadas serão utilizadas para balizar a organização dos serviços de saúde e mostram que o trabalho desenvolvido está no caminho certo.

Pesquisa
A pesquisa de satisfação dos usuários foi realizada no prazo de dois meses em todas as unidades da rede municipal de saúde. O trabalho seguiu a metodologia de pesquisas de satisfação estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os questionários foram aplicados por agentes de avaliação e os entrevistados foram convidados a participar. Segundo a chefe do serviço de auditoria Silvana de Oliveira, profissional que coordenou a pesquisa, a participação dos usuários foi positiva porque o trabalho procurou deixa-los à vontade. Outro destaque da auditora é o fato das informações não serem baseadas no senso comum e sim na experiência real das pessoas. “A maioria absoluta dos entrevistados realmente freqüenta os postos de saúde e sabe o que está falando”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.