Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019

21/11/2007 - São Roque - SP

Portadores de Alzheimer que vivem em São Roque vencem concurso nacional de pintura, escultura e lite




De fato, a arte não impõe réguas transversais para limitar seu alcance. Prova disso são as manifestações artísticas – pintura, escultura e literatura – produzidas por idosos portadores da Doença de Alzheimer, hóspedes de uma casa de repouso no município de São Roque.

Três deles venceram o 7º Concurso Brasileiro de Artes da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), em três categorias. Pedro Pinto de Oliveira, 75 anos, na categoria escultura, levou o 1º lugar; Naly Chade Sandoli, 89, faturou em pintura e Maria Scchiera Pagan, 84, ganhou na categoria literatura.

Maria não pôde ver a festa da premiação, realizada há duas semanas, mas morreu orgulhosa por saber que seu trabalho havia vencido. “Infelizmente, ela não esperou a festa; no entanto, lá de cima, com certeza, está acompanhando tudo”, diz, emocionada, Maria Guiomar de Simone Martines, uma das responsáveis pela casa Residencial Ciclo Vital.

Os trabalhamos produzidos são feitos integralmente pelos artistas-pacientes. “O que cada um recebe é uma orientação do seu curador; o trabalho, a criação, a feitura da peça, a obra, em si, são concebidas pelos idosos”, conta Shirley Ferreira, outra responsável pelo local.

Pedro Pinto de Oliveira, na escultura, foi orientado pelo filho e artista plástico Luiz Antônio de Oliveira. Naly Chade Sandoli, a campeã em artesanato, recebeu orientação da psicóloga Ana Paula Bernardi Camargo, enquanto a psicopedagoga Marta Mariano Zavanella orientou Maria Scchiera Pagan.

“É muito bom ver nossa batalha reconhecida”, diz a saltitante Naly Chade. “Não sei quem fica mais feliz; se eles ou nós orientadores; a alegria de ver a busca deles é muito grande”, conta Guiomar.


Criatividade ajuda no combate à doença
Genericamente, o Alzheimer atinge o cérebro, que se degenera e não consegue receber corretamente os sinais emitidos, provocando a morte dos neurônios ligados à capacidade de memória e aprendizagem.

Shirley Ferreira conta que a divulgação da doença, que afeta mais de 20 milhões de pessoas com mais de 65 anos em todo o mundo é primordial. Ela diz que os familiares precisam aprender a reconhecer os sintomas da doença para iniciar o tratamento o mais cedo possível. É preciso observar as alterações de comportamento, primeiro sintoma da doença, para se faz o encaminhamento a um especialista o mais rápido possível. Geriatras, psiquiatras ou neurologista são profissionais que podem confirmar a enfermidade. A farmacologia já produz remédio que retardam o avanço da enfermidade.

A casa repouso dos vencedores do concurso usam, além dos medicamentos prescritos pelos médicos dos pacientes, a arte como terapia. “E foi dessa terapia que nasceram esses artistas”, completa Shirley.

O concurso
O Concurso Brasileiro de Artes da Abraz, O Portador e seu Cuidador, é promovido há seis anos, no espaço cultural da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuro) na Capital.

Sem fronteiras, o concurso recebe trabalhos de vários Estados. Neste ano, 56 obras disputaram os prêmios em várias categorias, incluindo também música e artesanato.

Fonte: Jornal Bom Dia


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.