Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/10/2008 - São Roque - SP

Prefeitura oferece alcachofra na merenda escolar




De setembro a outubro é período de safra da alcachofra, planta comestível e típica de São Roque. A Prefeitura possui uma plantação de um hectare no bairro do Carmo que é cultivada pelo departamento de Agricultura e neste período distribui a planta nas 54 escolas da rede municipal para serem incluídas na merenda escolar beneficiando os cerca de 17 mil alunos.

Segundo a divisão de Alimentação Escolar, a inclusão da flor comestível no cardápio escolar vem sendo repetida nos últimos anos e mesmo com terceirização da merenda a prefeitura manteve a idéia que já é quase uma tradição nas escolas.



De acordo a nutricionista, Tereza Cristina Merguizo, a estimativa é de que este ano sejam fornecidas mais de 20 mil unidades para as todas as escolas públicas do município.

As receitas variam em cada unidade de ensino e serão servidas no intervalo das turmas que estudam de manhã e à tarde. “As merendeiras usam da criatividade para preparar os variados pratos bastante saborosos e os alunos adoram”, diz.

Merguizo destaca que a inclusão da iguaria no cardápio traz benefícios a saúde pelas propriedades nutricionais que a planta possui. “A alcachofra é um alimento saudável rico em vitaminas B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro”, observa.

Neste período que é servida a alcachofra na merenda escolar, os alunos também recebem aulas sobre o valor nutritivo que a planta possui e orientações como comer a alcachofra.

Planta
A medicina popular já consagrou esta iguaria como um perfeito alimento-remédio, ideal para as pessoas com problemas hepáticos e para os diabéticos. Várias experiências realizadas com o extrato da alcachofra atestaram sua eficiência na redução do excesso de gordura no sangue, porém, o simples fato de consumí-la já traz inúmeras vantagens, entre elas, o poder de combater anemias e raquitismo, pela boa dose de ferro e vitamina C que contém.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.