Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

23/10/2008 - São Roque - SP

Regionalização apontada como fator de desenvolvimento




O desenvolvimento do turismo deve ser regional e precisa ser articulado de forma integrada por todos os setores. Essa foi uma das principais conclusões do encontro realizado na última segunda-feira, dia 20, na Brasital para discutir a participação da sociedade na estruturação do turismo. O evento foi comandado pela presidente da SW Tour - Agencia de Desenvolvimento Turístico da Região Sudeste, Cristina Oka e pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bonito/MS, Cicero Peralta que falaram, respectivamente, sobre políticas de desenvolvimento e a experiência de governança turística.

Na platéia, estudantes dos cursos técnicos de Hotelaria e turismo receptivo do Centro Paula Souza, empresários, profissionais de turismo de diversos municípios, membros do Conselho Municipal de turismo de São Roque e integrantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Artesanato (PDTCA).

Cristina Oka explicou que a SW Tour surgiu com a política de desenvolvimento regional implementada pelo Ministério do Turismo e tem buscado a integração do potencial turístico dos locais onde atua. Segundo ela, os roteiros de Itupararanga e Taipa de Pilão são as iniciativas mais adiantadas da agência. “Nosso maior desafio é superar as diferenças entre os municípios. Nem todos estão no patamar ou não possuem uma estrutura como a de São Roque”, explica a presidente da SW Tour. Oka também apresentou gráficos e dados para traçar um panorama da região.



Troca de experiências
O presidente do Comtur de Bonito/MS, Cicero Peralta, fez uma palestra para apresentar seu município e como o desenvolvimento turístico é trabalhado lá. O palestrante enfatizou que as características e peculiaridades de cada cidade devem ser respeitadas dentro do planejamento e que a troca de informações e experiências é fundamental. “Encontros como esses não são feitos para ensinar as pessoas a fazer turismo e sim para conhecer idéias que podem ser adequadas à realidade de cada cidade”, alertou.

Durante os dois dias que ficou em São Roque, Peralta conheceu os atrativos turísticos e os serviços disponíveis na cidade e ficou impressionado com a qualidade de tudo que é oferecido aos turistas. Reconhecido como um dos maiores especialistas em gestão turística do Brasil, o presidente do Comtur de Bonito parabenizou a cidade. “São Roque está no caminho certo do desenvolvimento turístico”, comentou.

Contribuição
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Roque, José Luiz de Camargo, considerou uma contribuição positiva e lembrou que o turismo na cidade vem se desenvolvendo cada vez mais graças ao envolvimento de diversos setores e ao apoio do poder público municipal. “A prefeitura tem nos apoiado bastante. Estamos sendo atendidos em tudo o que estamos pedindo e continuaremos assim porque essa é a nossa função”, finaliza Camargo.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.