Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

15/4/2009 - São Roque - SP

Saúde. Vacine-se contra a febre amarela.




da Redação

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura da Estância Turística de São Roque está vacinando, contra a febre amarela, as pessoas que vão viajar para as áreas do estado qualificadas como “afetadas” pela doença.  

Os interessados devem procurar o Centro de Saúde II (próximo à rodoviária) de segunda a sexta das 7h30 às 11h30. Registros do setor de vacinas do Departamento de Saúde apontam que 272 doses já foram aplicadas desde o dia 1º, quando começaram os procedimentos de imunização.

As pessoas que tomaram a vacina a partir do ano 1999 não precisam ser vacinadas, pois o prazo de proteção é de dez anos.

Por enquanto, a orientação é de que em São Roque somente as pessoas que terão contato com as 43 cidades que formam a área de risco tem de ser imunizadas. “Algumas pessoas nos procuraram e insistiram para serem vacinadas mesmo sem se enquadrarem ao perfil recomendado pelo Estado. Pedimos a compreensão de todos porque temos que seguir os protocolos técnicos.”, comenta Luzia Helena Mirim, enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica.

Cuidados com macacos

Mesmo estando fora da lista de cidades afetadas ou com recomendação de vacina, as autoridades de Saúde de São Roque recomendam cuidados que vão além da imunização.  Como uma das hipóteses que explica a origem da epidemia de Febre Amarela na região noroeste do estado parte da suspeita da contaminação de um macaco, os profissionais de saúde alertam a população sobre o perigo de contato com esse animal. “São Roque é uma cidade que tem uma grande porção de mata e muitos macacos, se alguém encontrar um deles morto deve entrar em contato imediatamente com o Departamento de Saúde”, recomenda a chefe da Vigilância Epidemiológica.

Outro apelo da Vigilância Epidemiológica é para que a população continue as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, identificado como o transmissor também da Febre Amarela.

Redação: Merlot Comunicação / Guia São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.