Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS Completo

Mais lidas da semana

31/10/2019 - São Roque - SP

São Roque perdeu 177 postos de trabalho no comércio e serviços, de janeiro a julho de 2019




 

 

Nas duas últimas Sessões da Câmara o vereador Guto Issa, ao usar a Tribuna, tem demonstrado a sua preocupação com o fechamento de postos de trabalho no comércio e serviços de São Roque.

Embasado em dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, dispositivo usado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, Guto relata que entre janeiro e julho deste ano, 177 vagas de emprego foram fechadas no município, resultantes de empresas que fecharam ou faliram, principalmente no comércio e na região central, que não foi ainda alcançada pelo turismo e tende a encolher ainda mais com a diminuição de empregos.

“São dados importantes que se somam a outros como o fato de São Roque hoje ter pouco mais de 23.000 empregos formais e 23.000 cadastros residenciais, ou seja, apenas uma pessoa em cada residência trabalhando formalmente, o que é muito pouco. Temos uma renda média de 2,3 salários mínimos por pessoa economicamente ativa, enquanto que este índice é de 2,5 em Mairinque, 2,7 em Vargem Grande Paulista e 3,1 em Itapevi”, explica.

Durante seu discurso o vereador mencionou a cidade de Itu como um possível exemplo a ser seguido, uma vez que também é uma estância turística como São Roque, recebe investimentos e apoio do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, mas mantém a possibilidade de implantação de indústrias e se beneficia disso ao ponto de ter seu orçamento anual em crescente aumento, diferente de São Roque, cujo orçamento anual depende em 2/3 dos repasses dos governos estadual e federal, o que evidencia que o município não é capaz de gerar recursos próprios que lhe permitam melhorias para a população.

“É preciso rever nossa matriz econômica, buscar soluções que nos permitam crescer economicamente para melhorar a qualidade de vida, o número de empregos formais e da renda média dos são-roquenses, e essa discussão tem que estar presente em todas as esferas, com empenho e dedicação coletivos porque trata do futuro do município que tristemente tem empobrecido nos últimos anos”, finaliza.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.