Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

1/11/2007 - São Roque - SP

Saúde faz campanha de combate à hanseníase




O departamento de Saúde intensificou nesta semana a divulgação de informações voltadas ao combate da Hanseníase. A ação faz parte de uma campanha estimulada pelo governo estadual e contará com a veiculação de outdoors e um ciclo de palestras nas escolas municipais.

De acordo com enfermeira que chefia o serviço de Vigilância Epidemiológica, Luzia Helena Mirim, o objetivo do trabalho é mostrar à população que o serviço público de saúde está pronto para atender demandas da doença. “Estamos fazendo a campanha para divulgar que a hanseníase é doença que tem cura e pode ser tratada com facilidade porque o tratamento e os remédios são gratuitos”, explica.

Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica, todas as unidades de saúde do município estão preparadas para receber e encaminhar as pessoas que desconfiam ter os sintomas da doença “A pessoa pode ir ao posto de saúde mais próximo, porque os profissionais estão treinados para fazer a triagem e o encaminhamento dos casos”, orienta. Os casos em que o indício da doença é mais forte, os pacientes têm de fazer exames complementares. Quando a suspeita é confirmada eles passam a ser acompanhados pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica.

A hanseníase
É uma doença de pele e nervos, transmitida por meio da respiração ou no contato com uma pessoa doente que não se trata. Os principais sintomas são manchas na pele que não doem, não incomodam, não coçam e não pegam pó. Dormência, formigamento ou ausência de dor ao queimar ou cortar a pele também são sinais da doença. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida a cura.

Em 2006, o Estado de São Paulo registrou 3196 casos com um coeficiente de prevalência de 0,78 por 10.000 hab, índice que demonstra a queda de casos de hanseníase. Mesmo assim, os especialistas alertam que a atenção e o esforço para combater a doença não devem diminuir porque o Estado ainda apresenta áreas onde os níveis endêmicos são considerados altos.

Fonte: Prefeitura de São Roque


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.