Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

3/6/2008 - São Roque - SP

Saúde participa de mutirão e elimina fila de espera por mamografias




O Departamento de Saúde concluiu na última quarta-feira, dia 28, a sua participação no mutirão de mamografias promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e pôs fim à demanda reprimida por este tipo de exame no município. Em dez dias de mutirão cerca de 900 mulheres que aguardavam pelo procedimento tiveram a oportunidade de fazê-lo pelo Sistema Único de Saúde.

Segundo dados do Departamento de Saúde, 80% dos exames foram realizados em São Roque e o restante em Sorocaba. “Pedimos à Direção Regional de Saúde para verificar a possibilidade destes exames serem feitos aqui mesmo e fomos atendidos. O Estado contratou uma clínica daqui e isso facilitou o dia-a-dia de grande parte das pacientes e ainda aliviou a demanda para que aquelas que tiveram os exames marcados em Sorocaba fossem levadas com mais comodidade”, comentou Alexandre Marques Silveira, responsável pela pasta da saúde na prefeitura.

Para Silveira, além de eliminar as filas de espera por mamografias, os mutirões organizados pelo governo estadual também beneficiam a gestão financeira da saúde porque os exames são todos pagos pelo Estado. “São procedimentos que não tem custo para o município e o recurso que utilizaríamos para isso podemos aplicar em outras necessidades igualmente importantes”, pondera.

Resultados
As mulheres que fizeram o exame no mutirão já começaram a receber os resultados. A entrega está sendo feita na unidade de saúde de origem de cada paciente durante uma consulta com o médico ou enfermeira. A entrega durante as consultas é uma estratégia do departamento de Saúde para que as pacientes não deixem de receber orientações complementares e para que os casos em que os exames apontem alguma anormalidade sejam encaminhados diretamente para tratamento especializado.

Câncer de mama
A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas, mas há outros métodos que também podem colaborar para o diagnóstico precoce da doença. O auto exame das mamas pela própria mulher, que consiste na apalpação das mamas a procura de caroços, é uma iniciativa que pode ajudar. Ao qualquer sinal de nódulos é necessário uma consulta com um profissional de saúde qualificado para um exame clínico mais detalhado.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que até o fim de 2008 sejam detectados, no Brasil, 49.400 novos casos o que corresponde que a cada 100 mil mulheres, 51 podem ter a doença.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.