Sábado, 19 de Setembro de 2020

14/4/2009 - São Roque - SP

Vasquinho inventou a São Roque que conhecemos




pela Redação

Você consegue imaginar São Roque sem seus bailes? E sem a Corrida de Aleluia? Sem o Carnaval de Rua? Sem os tapetes e o Carro de Lenha nas Festas de Agosto? Sem a Igreja de São Benedito? Sem o Cine Teatro São José? Obras de Vasco Barioni.

É claro que não foi Vasquinho quem levantou a Igreja de São Benedito, que na sua fachada já nos conta ter sido erguida no século XIX. Mas foi ele quem, quando soube que a Igreja, mal cuidada e quase em ruínas, poderia ser demolida, tomou a frente de uma iniciativa da municipalidade pela restauração daquele bem público. Vasquinho pôs a mão na massa, no tijolo e no cimento e devolveu a São Roque a sua mais aconchegante igreja.

E o que seriam as noites de São Roque sem os grandes bailes? Ele ainda era jovem, apenas 20 anos, quando, em 1930 assinou a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, que mais tarde virou São Paulo Clube, point da juventude durante três décadas. A mudança se deu depois de Vasquinho organizar uma série de bailes no antigo Teatro São João. Vasco viu 33 anos de São Paulo e outros 46 de São Roque Clube, que nasceu com a fusão daquele com a Sociedade União Literária.

Nos melhores carnavais antigos, Literária e São Paulo organizavam grandes “cordões” na Praça da Matriz. Pois inúmeras vezes foi Vasquinho quem desenhou fantasias e decorou os salões tanto de um quanto de outro. E o começo da era das Escolas de Samba, nos anos noventa? Vasquinho estava lá.

Os carros de lenha, dirão os incrédulos, vêm desde o século retrasado e Vasco “só” nasceu em 1910. Sim, mas por muitos anos São Roque esqueceu de seus carros de boi. Vasquinho não, e junto com Zé do Nino trouxe de volta a tradição na década de oitenta. Na mesma época, junto com seu inseparável parceiro, implantou a nova tradição dos tapetes de serragem colorida. Vasquinho mostrava ano a ano sua arte e seu carinho com as crianças todo dia 16 de agosto.

Corrida de Aleluia? A corrida mais antiga do interior do Estado? Sim, também idéia de Vasquinho, junto de outros são-roquenses ilustres, todos já falecidos. A intenção, em 1938, era proporcionar um pouco de esporte para um grupo de jovens da cidade. Hoje a prova atrai os principais corredores do país.

Social, Cultura, Esporte. Vasquinho também foi memorável na política. Ele foi vice-prefeito de Mário Luiz de 1959 a 1963, fazendo um governo do povo, de gente que estava dando de si pelo bem de São Roque. Manteve-se ativo até o ano passado, quando fez questão de comparecer em comícios e carreatas.

A lista é longa. Seria até mais fácil dizer o que em São Roque não teve a mão de Vasquinho. Seu maior legado à cidade, porém, segundo sua própria opinião, é mesmo o Cine São José. Desde criança, Vasco era apaixonado por cinema, acompanhando um tio que trabalhava como projetista. Cresceu, trabalho, juntou dinheiro e realizou o sonho de comprar o antigo Teatro São João. Em 1951, inaugurou o Cine São José, que funcionou ativamente até o começo da última década. Ofereceu cultura e diversão a toda a cidade e nunca desistiu deste sonho. Mesmo quando o cinema foi perdendo público e a estrutura física deu provas de seu desgaste, Vasquinho não desistiu de seu ideal e manteve o Cine Teatro em pé.

Descanse em paz, Vasquinho.

PS: Algumas informações podem estar imprecisas. A maior lembrança de São Roque do século passado não está mais entre nós.

Redação: Merlot Comunicação / Guia São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.