Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

4/6/2008 - São Roque - SP

Vigilância prepara campanha para diagnosticar novos casos de Aids




O Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque está organizando uma versão municipal da Campanha “Fique Sabendo” criada pelo Ministério da Saúde para estimular a população a fazer o teste de HIV, vírus da Aids. O objetivo da ação prevista para o período de 14 a 30 de junho é detectar novos casos da doença e incluí-los nos programas de tratamento oferecido pelo serviço público.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica, setor responsável pela prevenção e tratamento da doença no município, distribuirá folhetos explicativos para incentivar as pessoas a fazerem o teste que dura apenas alguns minutos e é gratuito.

Como a orientação do Ministério da Saúde é não fazer o teste de forma indiscriminada e a todo momento, o Departamento de Saúde pretende atingir as pessoas que ficaram expostas às possibilidades de infecção, como as que tiveram qualquer tipo de relação sexual sem o uso de preservativo, compartilharam seringas ou agulhas, passaram por transfusão de sangue ou ainda os casos de mães infectadas que amamentaram seus filhos. A recomendação dos infectologistas é de que quem tenha vivido alguma destas situações de risco, há mais de três meses, faça o exame de Aids. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil mais de 600 mil pessoas sejam portadoras do vírus HIV, mas apenas 33% têm ciência desta situação, por isso a detecção de novos casos é fundamental para controle da doença. Além do aspecto epidemiológico, outro fator relevante refere-se ao bem-estar dos próprios pacientes. Quanto mais cedo a doença for detectada aumentam as chances de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.

O diagnóstico precoce também pode fazer a diferença na gravidez. Mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério.

Serviço
Campanha “Fique Sabendo” 14 a 30 de junho
Serviço de Vigilância Epidemiológica – Programa DST/Aids
Rua Alfredo Salvetti, 129 (centro de Saúde ao lado da Rodoviária)
Mais informações: 4784-2409 | 4784-4963

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.