Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

2/10/2019 - São Roque - SP

Alcachofras: é tempo de se deliciar com esta iguaria cultivada em São Roque




da assessoria de imprensa

Com a aproximação da primavera também tem início a colheita das alcachofras na cidade de São Roque, que fica a 60 km de São Paulo. E não há lugar melhor para provar estas delícias do que numa festa preparada especialmente para celebrar o que de melhor é produzido na cidade: os Vinhos e as Alcachofras. A 27ª edição da Expo São Roque reúne uma deliciosa gastronomia a base da alcachofra, vários expositores e chefs da cidade trazem para o público está iguaria e prepara as mais deliciosas receitas aos olhos do público. Além, é claro, da possibilidade de harmonizar os pratos com os diferentes tipos de vinhos de São Roque.

Introduzida na região há mais de um século pelos imigrantes portugueses, italianos e espanhóis que trouxerem na bagagem seus hábitos culturais e dentre eles o cultivo desta flor, hortaliça, a alcachofra se adaptou ao solo de São Roque e seu cultivo virou tradição. Num primeiro momento era cultivada apenas para o consumo local, mas pesquisas realizadas remontam a década de 50, como o início da produção comercial em maior escala. O processo de seleção natural foi realizado pelos próprios agricultores, que encobriam as plantas com jornal para evitar os raios solares, surgindo assim, as famosas “Alcachofras Roxas de São Roque”.

Embora São Roque não tenha a maior área de produção da região, são pouco mais de 40 hectares cultivados, são as práticas tradicionais do cultivo natural conservadas pelos produtores locais que diferenciam as alcachofras de São Roque: o cultivo é feito através do método de propagação vegetativo, onde se faz uma nova muda a partir do broto para ser replantada, de forma sustentável. Outro fator é a produção de mudas sem estimulantes de floração, ou seja, hormônios vegetais, respeitando o ciclo natural da planta e seu desenvolvimento.

A estimativa para a colheita que se iniciou em setembro e vai até novembro é de cerca de mais de 1 milhão e 200 mil unidades de alcachofra.

Realização

A Expo São Roque é realizada pelo Sindicato da Industria do Vinho de São Roque (SINDUSVINHO) e tem o apoio da Prefeitura da Estância Turística de São Roque.

Venha para a Expo São Roque! Você vai se surpreender!!

Serviço:

27º Expo São Roque Vinhos e Alcachofras

Data: 04 de outubro até 10 de novembro de 2019

Às sextas, sábados, domingos

Horários: das 09h até 19h

Local: Recanto da Cascata

Endereço: Av. Antônio Maria Picena, 34

Cidade: São Roque, SP.

Telefone: (11) 4712-3231

Ingressos: Inteira R$ 35,00 e Meia R$ 17,50

Compra de Ingressos no site: www.exposaoroque.com.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.