Sábado, 15 de Agosto de 2020

11/12/2008 - São Roque - SP

Apresentação de teatro marca inicia do Núcleo Jovem de Artes de Maylasky




Os alunos da EMEF Tibério Justo da Silva, de Maylasky, apresentaram na última semana a peça remontada “Maroquinhas FruFru”, de Maria Clara Machado, no Salão Regente Gentil de Oliveira, na Brasital. O teatro é parte do Programa de Ação Cultural nas Escolas (Pace), implantado em 2007 pelo Departamento de Educação da Prefeitura de São Roque. Um bom público acompanhou a peça que teve uma hora de duração.

A remontagem dirigida por Paulo Bottós, autor do projeto passa a história em uma cidadezinha do interior. Uma praça com um poço, um poste e bancos. Cosme e Damião estão fazendo a ronda e comentam “É hoje a festa”. Uma festa à fantasia, um concurso de bolos de chocolate, cinco concorrentes (Maroquinhas, Bolandina e as três Flores) e um colar de pérolas como prêmio. Paixões, intereresses, ardilosidades. No fim tudo se resolve, mas nada volta a ser como antes. Com estrutura musical simples, a apresentação é constituída basicamente de recitativos.



O clássico da dramaturgia juvenil brasileira foi encenado pela primeira vez Em São Roque, e marca o início das atividades de um novo grupo chamado Núcleo Jovem de Artes de Maylasky, originado das oficinas do Pace. “A princípio, o programa começou com uma oficina de Teatro Aberto com jovens e logo em seguida, pela própria demanda da população local, mais grupos foram se organizando em oficinas de Dança e Capoeira. Estamos estudando a possibilidade de fazer apresentações em cidades vizinhas e de montar um ciclo para a volta das aulas, em 2009”, conta Paulo Bottós.

Por meio de atividades coletivas e da experiência criativa proporcionada pelo teatro, dança, música, circo e capoeira, o Programa de Ação Cultural nas Escolas é basicamente voltado ao protagonismo juvenil e à formação integral do jovem. Cerca de 400 alunos já passaram pelas oficinas do Pace nas EMEFs Tibério Justo da Silva (Maylasky) e Carmem Lucia de Brito (Vila Amaral). Segundo Bottós há retornos objetivos da família e da escola sobre melhoras comportamentais e de rendimento escolar que ocorreram de modo geral. “No plano da aprendizagem artística, sentimos também o retorno positivo e prazeroso dos públicos presentes”, completa.

Expansão do Pace
Em março de 2007, o Programa de Ação Cultural nas Escolas foi reavaliado pelo Departamento de Educação e se estendeu para a EMEF Carmem Lucia Brito (Vila Amaral), com novo formato. No Programa 2008, foram mantidas as oficinas de Teatro Aberto e Capoeira, e acrescidas as oficinas de iniciação em Dança Contemporânea, Circo, Cenografia e Música (ênfase no canto e percussão), dirigidas aos jovens da Rede Municipal de Ensino e comunidades do âmbito escolar.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.