Quinta-Feira, 1 de Outubro de 2020

13/8/2020 - São Roque - SP

Aprovado Projeto de Lei de Alexandre Pierroni que aumenta pena para maus tratos de animais







Foi aprovado pela Câmara Municipal, no último dia 10, durante Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 33/2020, de autoria do Vereador Alexandre Pierroni, que aumenta a penalidade de multa para maus tratos de animais de R$1 mil para R$5 mil, prevendo pena dobrada ao infrator reincidente.

Tendo a causa animal entre as principais pautas, e ainda no exercício de seu primeiro mandato, o parlamentar já conseguiu a aprovação de diversas Leis Municipais em defesa dos animais como a Lei nº 4.860/2018 que dispõe sobre a Prática de Maus Tratos em Animais Domésticos, Domesticados, Silvestres, Nativos ou Exóticos, e deve ser modificada após a sanção do Projeto de Lei nº 33/2020, tornando-se mais rigorosa como forma de inibir maus comportamentos, descaso e desrespeito.

Pierroni, que é veterinário de formação, comemorou o fato e agradeceu os colegas vereadores pela sensibilidade e compreensão da importância do enrijecimento das punições aos maus tratos de animais, pensamento que, segundo ele, “tem se difundido em todo o mundo e é, inclusive, matéria do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 134/2018, já aprovado na Câmara dos Deputados em Brasília e que agora tramita no Senado Federal, onde há previsão de aumento de pena para maus tratos de animais, como forma de inibir o ato e punir com mais rigor aqueles que o praticam”.

Segundo o texto vigente em território nacional, a penalidade para os crimes de maus-tratos, abuso ou mutilação de animais silvestres domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é de três meses a um ano de detenção e multa, sendo aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal. Já a proposta de alteração do texto através do PLC nº134/2018, prevê maior rigor na pena que, se aprovada, passará a ser de um a quatro anos de reclusão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se o ato der causa à morte do animal ou se forem constatados atos de zoofilia.

Defensor dos animais, Alexandre Pierroni acredita que as relações entre os seres humanos e os animais tem mudado nos últimos anos, “mas ainda há muito a ser feito e essa é uma tendência mundial, onde se vê ampliação das formas de interação entre o homem e os animais, além de aumento da compreensão de que o planeta é um só e todos os seres que fazem parte dele são importantes, estão interligados de alguma maneira, e merecem ser tratados com respeito, dignidade e amor”, fala.

Ao longo de seu mandato, já conseguiu a aprovação de leis significativas para a causa animal, como a Lei nº 4.939/2019, que instituiu a Semana Municipal de Combate ao Abandono de Animais, para conscientização sobre a posse responsável; a Lei nº 4.864/2018, que instituiu o Programa do Cão Comunitário no Município de São Roque, prevê cuidado aos animais que estabelecem relações com uma determinada comunidade que o ampara coletivamente; a Lei nº 4.735/2017,  que regulamentou a Campanha de Conscientização Sobre a Posse Responsável, a ser realizada nas escolas municipais para incentivar as crianças a importância da responsabilidade ao ter animais domésticos ou de estimação, como forma de educar as crianças para tratá-los com humanidade, carinho, respeito e amor; e a Lei nº 4.728/2017, que instituiu no município o Dia da Proteção e Bem-Estar Animal, comemorado anualmente no dia 04 de outubro.

O parlamentar é, também, coautor da Lei nº 4.835/2018, que instituiu a Campanha pelo uso de fogos de artifício silenciosos em São Roque e apoia o Projeto de Lei nº 6881/17, de autoria do deputado federal Ricardo Izar, em tramitação na Câmara dos Deputados, que trata da proibição do uso de fogos de artifício com estampido ou estouro em áreas públicas e privadas, abertas ou fechadas, em todo o território nacional, com previsão de pena de três meses a um ano de prisão mais multa, podendo ser dobrada no caso de reincidência. Já aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, o texto ainda aguarda revisão de outras comissões internas daquele parlamento e, se aprovado, deverá ser incluído na Lei nº9.605/98, que trata de Crimes Ambientais.

Como veterinário e amante dos animais, Alexandre Pierroni acredita que legislar também é uma forma de ativismo, que dá voz e vez aqueles que não sabem se expressar e que precisam dos humanos para sua sobrevivência. Por esta razão ficou satisfeito com a aprovação do seu Projeto de Lei que aumenta a pena para aqueles que cometem maus-tratos “esse é um desejo e uma necessidade da sociedade, precisamos de leis mais rigorosas para inibir e diminuir a violência e os maus tratos contra animais, um dos crimes ambientais mais cometidos no Brasil”, exalta.

Após a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara Municipal, o texto segue para a sanção do Prefeito e passa a ter vigência a partir de sua publicação.

“Em todo o mundo, as leis de proteção animal têm conseguido mudanças significativas na forma como as sociedades cuidam e protegem seus animais, e isso é motivador porque me faz acreditar que estou no caminho certo, que São Roque está no caminho certo porque já tem diversas leis que vão ao encontro dessa nova realidade, e vou continuar legislando em defesa dessa causa”, encerra o vereador Alexandre Pierroni.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.