Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

27/10/2008 - São Roque - SP

Câmara Setorial da Uva e do Vinho beneficiará economia local




A Câmara Setorial da Uva e do Vinho instalada oficialmente na última quarta-feira, dia 22, com o objetivo de fortalecer o setor vitivinícola no Estado traz perspectivas positivas para São Roque principalmente no que diz respeito à vinda de novos investimentos e geração de empregos.

O órgão recém criado por meio de uma parceria entre os sindicatos da indústria do vinho de São Roque e Jundiaí, Instituto Paulista do Vinho (SP Vinho), prefeituras, Governo do Estado e universidades funcionará como um fórum onde serão discutidas políticas para facilitar a expansão dos segmentos econômicos que trabalham com a uva e com o vinho.

Na prática a Câmara Setorial buscará junto ao governo do estado a redução da carga tributária, novas linhas de financiamento subsidiadas, incentivo permanente à pesquisa e convênios com órgãos e entidades trazendo uma nova dinâmica ao setor. Com este suporte os produtores do estado de São Paulo pretendem recuperar posições de destaque no ranking nacional de produção de uva e vinho que hoje é liderado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. São Paulo ocupa a quarta colocação.

Para São Roque, que ainda é conhecida por muitos como a “Terra do Vinho”, a reestruturação da cadeia produtiva da uva e do vinho é vista com otimismo pelos empresários de diversos setores. Além das 13 vinícolas em atividade no município, o setor do turismo rural e do enoturismo também será beneficiado. “Com esta revitalização do setor vitvinicola no estado a matéria-prima ficará mais barata e o vinho produzido em São Roque será produzido com um preço mais competitivo, aumentando as vendas e o faturamento dos produtores que ampliarão suas empresas gerando mais empregos. A expansão do setor também atrairá novos visitantes favorecendo também o segmento turístico”, analisa Vorneis de Lucia, diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura.



O prefeito Efaneu Nolasco Godinho destacou a importância da parceria e da dedicação dos segmentos envolvidos para recuperar uma atividade que já foi o carro-chefe da economia são-roquense “É gratificante ver o envolvimento de todos os empresários do setor vitivinícola, do turismo e os demais parceiros empenhados em revitalizar um segmento econômico que faz parte da história da nossa cidade. A prefeitura de São Roque se orgulha integrar esse movimento e continuará fazendo tudo para ajudar, porque sabemos que isso refletirá na economia da cidade e na qualidade da nossa comunidade”, conclui o prefeito.

O evento
A instalação da Câmara Setorial da Uva e do Vinho foi oficializada em cerimônia realizada na última quarta-feira, dia 22, no recinto da Expo São Roque. O evento reuniu empresários, representantes de entidades, pesquisadores e autoridades de governo como o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira Queiroz; o Coordenador da Codeagro José Cassiano Gomes dos Reis Junior, o Prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, Prefeito eleito de Araçariguama Roque Hoffman e o prefeito de São Miguel Arcanjo, Antonio Celso Missini.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.