Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020

15/10/2008 - São Roque - SP

CBH-SMT aprova cobrança pelo uso da água




Em reunião realizada na terça-feira, dia 7, na Universidade Federal de São Carlos, em Sorocaba, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) aprovou, por unanimidade, a proposta de cobrança pelo uso da água. Os representantes da sociedade civil, municípios e Estado, que compõem o colegiado, acataram a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho, que estuda o assunto há dois anos e a cobrança deve começar no primeiro semestre de 2009.

A proposta foi apresentada aos presentes pelo professor André Cordeiro Alves dos Santos, presidente da Fundação Agência de Bacias, que deixou claro durante as discussões do colegiado que a cobrança não é uma taxa e nem um imposto e sim um preço público pela utilização dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos de domínio do Estado de São Paulo e foi estabelecida pela Lei 12.183, de 29/12/2005 e regulamentada pelo Decreto 50.667, de 30/03/2006.

A secretária executiva do Comitê, Jussara Lima Carvalho, explicou que a cobrança deve ser realizada sobre o volume de água captado do corpo hídrico (superficial ou subterrâneo), sobre o volume de água consumido e sobre a qualidade da carga de matéria orgânica devolvida. Para cada um desses elementos foi definido um valor básico, que somados e multiplicados por coeficientes ponderadores darão um preço unitário final.

Wendell Wanderley, presidente do CBH-SMT, destacou que os recursos obtidos pela cobrança serão revertidos para financiamento de programas e intervenções previstas no Plano de Bacias, onde estão indicadas as prioridades que foram estabelecidas em cada Comitê. Para o Rio Sorocaba e Médio Tietê as prioridades são ações voltadas para esgoto, resíduos sólidos, cobertura vegetal e erosão.

São Roque foi representada na reunião pelo Engenheiro Agrônomo Norberto Alonso Filho, da Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de São Roque





Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em São Roque

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

Além de consumir o serviço de Aluguel de louças para festas.

Quando se pensa na realização de um evento social, seja ele uma festa familiar ou uma recepção empresarial,Aluguel de louças, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos a serem usados é grande. Além de consumir bastante tempo, o custo e a logística de obtenção dos mesmos é significativa.

Aluguel de louças para festas Moema, a preocupação com a aquisição dos pratos, talheres e outros equipamentos é significativa.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.