Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

22/4/2008 - São Roque - SP

Circuito turístico que inclui São Roque será oficializado em junho




O circuito turístico Taipas de Pilão que reúne as cidades de Cotia, Embu, Carapicuíba, Santana do Parnaíba e São Roque, todas com patrimônios históricos bandeiristas, será oficializado em junho. A confirmação saiu na última terça-feira, dia 15, durante o encontro entre o coordenador de turismo do Governo do Estado, Luiz Flaviano Furtado e representantes da Agência de Desenvolvimento Turístico do Sudoeste Paulista, SW Tour. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado para definir a estratégia de lançamento do novo roteiro turístico paulista.



De acordo com Sandro Marcelo Cobello, chefe da Divisão de Turismo de São Roque que também exerce a função de secretário da Agência Regional, a oficialização do circuito não implica o recebimento imediato de recursos do Estado, mas vai gerar ações importantes como a sinalização nas estradas indicando a existência do roteiro Taipas de Pilão. Outro benefício é a possibilidade de as cidades incrementarem seu potencial turístico e também captarem, em conjunto, novos investimentos.

O potencial e a importância histórica que estimularam a agência a organizar o circuito Taipas de Pedra também impulsionam o próximo passo da agência: fazer o roteiro turístico Taipas de Pilão ser reconhecido em âmbito nacional. “Acreditamos que no começo do segundo semestre, o circuito também será oficializado pelo Ministério do Turismo, já que o pré-requisito para isso é o reconhecimento do estado”, explica Cobello.

O circuito Taipas de Pilão
O projeto da agência que agrega representantes de prefeituras, entidades e empresas privadas, prevê a organização de um roteiro turístico que terá como atração principal os monumentos e edificações construídos sobre armações de madeira e bairro prensado. Esta técnica, muito utilizada durante o período colonial é conhecida como Taipas de Pilão. Os bens históricos dos municípios que compõem o circuito são todos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan). São Roque participa do circuito com a Casa Grande e Capela de Santo Antonio.

Fonte: Prefeitura de São Roque



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Guia São Roque.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.